O que é ansiedade?
A ansiedade é algo próprio e natural do ser humano, é o que nos leva a tomar decisões e agir em situações onde precisamos nos defender do perigo. Mas como que algo, quase instintivo, pode nos fazer tão mal?
A resposta é simples. Essa sensação intrínseca deveria surgir em momentos pontuais, apenas nas situações onde realmente haja perigo, porém, o grande problema é que em algumas pessoas essa sensação é constante e acaba afetando a vida cotidiana, diminuindo o prazer de trabalhar, estudar e comprometendo a vida social.
É um problema emocional em sua essência, mas que pode ter manifestações físicas como: palpitações, falta de ar, diminuição da capacidade de raciocínio e memória. Porém, a ansiedade é incapaz de matar, ao contrário da sensação de quem está em ‘crise eminente’ de ansiedade.
Qual o problema com os medicamentos?
Os medicamentos usados para o tratamento desse mal são os ansiolíticos e antidepressivos, que podem acabar deixando o paciente dependente de seu uso. Um dos efeitos adversos dos antidepressivos pode ser a perda das emoções, deixando a pessoa parecida com um zumbi, sem reagir a estímulos emocionais.
Como acabar com a ansiedade sem usar remédios
É possível acabar com esse problema sem ter que fazer uso de medicamentos. Em primeiro lugar é muito importante reconhecer o contexto com o qual a ansiedade está relacionada.
1. Método de descompressão.
Se for uma ansiedade que surge pelo estresse e pressão do dia-a-dia, então pode ser usada uma técnica simples e muito eficiente, que é criar “momentos de descompressão”. Nesse método, o que se faz é separar um tempo para aliviar a própria tensão através da criação de atividades que sejam prazerosas e que “desliguem” a pessoa da rotina estressante, seja através de exercícios físicos, dança, meditação ou relaxamento. Enfim, o que vale é fazer qualquer atividade em que a pessoa se sinta cuidando de si mesma, promovendo saúde e bem estar.
2. Psicoterapia
Já nos casos relacionados a problemas pessoais, onde a pessoa se encontra com dificuldade de lidar com a situação ou mesmo naquelas situações em que a pessoa sempre foi ansiosa, independente do contexto vivido, o método aconselhado é a psicoterapia. Essa forma de abordagem e tratamento, que tem sido muito procurado nos dias atuais. É eficiente, pois através dela o paciente acaba encontrando novos recursos e dribles para conseguir enfrentar as situações do dia-a-dia.
As duas formas de abordagem podem ser associadas, o que garante uma melhora rápida dos sintomas e maior chance de sucesso do tratamento.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.