O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é um benefício que procura proteger o trabalhador demitido sem justa causa. No início de cada mês, o cidadão que foi dispensado do emprego recebe uma remuneração da Caixa Econômica Federal, que foi depositado pelo empregador.
O depósito do FGTS corresponde a 8% do salário pago ao trabalhador. Com este dinheiro, o trabalhador pode formar patrimônio, comprar a casa própria e até mesmo conseguir financiamento em programas de habitação popular.
Consultar saldo do FGTS pela internet
A cada dois meses, o trabalhador recebe em seu endereço um extrato do FGTS. Este documento permite conferir se os depósitos estão sendo realizados pelo empregador. Caso o extrato não esteja sendo enviado, o trabalhador deve ir até uma agência da CAIXA ou ligar para o telefone 0800 726 01 01.
A internet também tem simplificado a consulta ao saldo do FGTS. Confira a seguir o passo a passo:
1. Acesse o site da Caixa Econômica Federal.
2. Escolha as opções Você>Serviços Sociais>FGTS.
3. Na página seguinte, clique na opção “Extrato de FGTS”.
4. O trabalhador será direcionado para uma tela, na qual precisa preencher informações de NIS (PIS/PASEP) e senha Internet. Também é necessário informar o código de verificação da imagem para processar a consulta.
5. Ao acessar a página do FGTS, é possível visualizar o extrato, verificar o saldo do fundo de garantia e outras informações referentes ao benefício.
Observações importantes
• O NIS (PIS/PASEP) consta na carteira de trabalho.
• Se por acaso o trabalhador não tiver senha de internet, ele pode criar na hora. O procedimento é bem simples: basta digitar o número do NIS e clicar na opção ‘Cadastrar Senha’. Ele será direcionado para uma página na qual precisa aceitar as condições da Caixa. A senha poderá ser gerada após o preenchimento de um formulário com dados pessoais.
• O trabalhador tem como saber se o empregador está depositando o seu FGTS corretamente. A falta de pagamento pode se transformar em uma ação trabalhista.
• Existe a possibilidade de receber o extrato do FGTS regularmente através do email.
• Qualquer trabalhador com carteira assinada pode ter acesso ao ambiente virtual da Caixa Econômica Federal, mesmo sem ser cliente do banco.
• Um dos usos mais conhecidos do FGTS é a compra da casa própria. O dinheiro do benefício pode ser empregado na entrada de um financiamento imobiliário ou para amortizar as parcelas de um consórcio. Para usar o fundo de garantia, o imóvel deve custar no máximo 750 mil reais.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.