Comprar no Paraguai ainda vale a pena?

Comprar no Paraguai já foi uma atividade considerada vantajosa pelos consumidores brasileiros. Isso por conta do fácil acesso ao país através da fronteira de Foz de Iguaçu e os preços baixos em produtos originais ou falsificados.

Por muitas décadas, vários brasileiros procuram comprar no Paraguai. A grande maioria dos consumidores procuram Ciudad del Este para realizar suas compras.

Em razão da grande procura, existem agências de turismo que realizam excursões voltadas para compradores estrangeiros. Mas será que comprar no Paraguai ainda é uma atividade vantajosa atualmente? Confira a seguir.

Por que comprar no Paraguai atrai os brasileiros?

Comprar no Paraguai atrai muitos brasileiros por conta dos baixos preços em diversos produtos, principalmente eletrônicos. Esses preços são encontrados por conta do sistema de tributação aplicado no país.

O Paraguai aplica o IVA, ou Imposto Sobre Valor Agregado, que não é cobrado para estrangeiros que estão de passagem no país. Por isso, suas compras sofrem a isenção de 10% em todo o valor das compras.

Por que comprar no Paraguai atrai os brasileiros
Fonte/Reprodução: original

Isso não acontece com os valores de importações de outros lugares. Todo brasileiro precisa pagar impostos como PIS, CONFINS E ICMS em cima do preço do importado. Ao final, o custo pode ser definido em até 70% maior que todo o valor.

Por isso, comprar no Paraguai se tornou vantajoso e bastante popular entre os brasileiros. Estar isento de 70% de encargos e ainda receber 10% em descontos pela compra é algo bastante atrativo.

Quais os melhores produtos para comprar no Paraguai atualmente?

Comprar no Paraguai é bastante atrativo para quem busca por produtos específicos. Atualmente, os que são mais procurados pelos consumidores são os do setor de eletrônicos, eletrodomésticos, maquiagens, perfumes e bebidas.

Quais os melhores produtos para comprar no Paraguai atualmente
Fonte/Reprodução: original

Quando falamos do setor de vestuário, é preciso ter cuidado. Essa parte pode compensar em alguns lugares do país, mas é indicado realizar uma pesquisa prévia. No Brasil, há locais onde o preço para esses produtos costumam sair mais em conta do que no Paraguai.

Quais produtos proibidos de comprar no Paraguai?

Mesmo com as vantagens de comprar no Paraguai, é necessária atenção no momento de realizar a compra dos produtos, pois alguns são proibidos e não podem ser vendidos para estrangeiros.

Na lista de produtos proibidos estão: armas, munição, animais, falsificações, bebidas alcoólicas feitas no Brasil, cigarros e produtos destinados à revenda.

Limite de compras no Paraguai e tributação

Para não perder a viagem e as compras realizadas, o consumidor deve estar atento à quantidade de itens comprados. Serão permitidos apenas 30 itens por pessoa, com apenas 3 idênticos, caso ultrapasse a quantidade, é possível ser barrado com as compras.

Regras de tributação

Há um limite de compras no Paraguai que todo consumidor estrangeiro deve respeitar. De acordo com a lei, apenas compras abaixo de US$ 500,00 não pagam o imposto. Esse valor é referente a R$ 2.040,00.

Caso o valor ultrapasse o que foi definido, o consumidor deverá realizar o pagamento de 50% sobre a quantia. Por isso, é preferível se manter dentro do valor definido se quiser que as compras sejam vantajosas de fato.

Comprar em dólar no Paraguai

Para realizar o pagamento das compras no Paraguai, o consumidor pode escolher entre Dólar, Reais ou Guarani. Normalmente, o dólar é a opção mais utilizada dentro das lojas do Paraguai. Por isso, é preciso fazer a conversão exata antes do pagamento.

Atualmente, com a alta do dólar, as compras através dessa moeda se tornaram pouco vantajosas para os brasileiros.

Indica-se pesquisar muito bem antes de ir até o Paraguai com o intuito de economizar. Alguns produtos podem sair com o mesmo valor dos vendidos no Brasil, as vezes até mais caros. É necessário o dobro de atenção e conhecer muito bem os melhores lugares para as compras.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.