Conheça os sinais do câncer infantil conferindo as informações que vamos passar na matéria a seguir, que são bastante úteis para ajudar na identificação dessa perigosa doença.
Identificar o câncer nas crianças nem sempre é fácil, já que os sintomas podem estar associados às mais variadas doenças infantis, tão comuns nessa faixa etária e que geralmente não trazem maiores problemas para o público infantil.
Por causa disso, é essencial levar a criança ao médico quando surgirem os sintomas sobre os quais vamos comentar a seguir, principalmente quando eles durarem muito tempo. Somente com o acompanhamento médico e a análise do histórico do pequeno paciente é possível identificar o problema real.
Garotinha com câncer se casa com seu enfermeiro
Conheça os sinais do câncer infantil
Os sintomas do câncer infantil podem variar bastante, dependendo do tipo da doença que está atingindo a criança. Entre eles podem estar sinais como febre prolongada, diarreia, perda de peso, dor abdominal e inchaços, que se vistos de forma isolada, podem apontar para doenças comuns, como viroses, fraturas e anemia.
Mas quando se analisa o histórico da criança, fica mais fácil identificar o câncer infantil, especialmente quando as consultas são periódicas e feitas com o mesmo pediatra. Dessa forma, dá para comparar a saúde da criança ao longo do tempo, e o diagnóstico pode acontecer muito mais rapidamente.
Por isso, os pais devem estar sempre alertas, a qualquer sinal, e levar a criança ao pediatra para avaliação, caso surja alguma anormalidade. Os tratamentos para câncer infantil avançaram bastante nos últimos anos, fazendo com que a possibilidade de cura gire em torno de 70%.
Casas de Apoio a criança com câncer em SP
Os principais tipos de câncer infantil e seus sintomas
Os principais tipos de câncer infantil são:
– Leucemia Linfocítica: o câncer mais comum nas crianças provoca alterações na medula óssea e tem sangramentos, anemia e dores nos ossos como principais sintomas.
– Retinoblastoma: afeta as células que formam a retina e é caracterizado pelo brilho ocular, popularmente chamado de “reflexo do olho de gato”.
– Neuroblastoma: é mais comum nas suprarrenais e mediatisno, podendo gerar dor nas pernas, palidez, febre, irritabilidade e manchas roxas, entre outros sintomas.
– Tumor de Wilms: pode afetar um dos rins ou ambos, provocando alteração no tamanho da barriga.
Leia mais sobre esse e outros assuntos navegando pelo Mundo das Tribos.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.