Os estádios que serão sede dos jogos na copa de 2014 são vistoriados, mensalmente, pela equipe do Ministério do Esporte, que acompanha o progresso das obras. Saiba como andam os preparativos para Copa e veja a evolução na construção e reforma de cada estádio*.
• Arena da Amazônia – Manaus
O estádio que sediará quatro jogos na Copa do Mundo e contará com capacidade para 43.710 pessoas, está 33% concluído. Serão investidos R$ 533,2 milhões de reais e algumas medidas para reduzir os custos, já estão sendo tomadas (como a formação de uma fábrica de pré-moldados, no próprio canteiro de obras).
• Arena da Baixada – Curitiba
O estádio será sede de quatro partidas de futebol. A obra entrou na fase de desmontagem da cobertura, que conta com colocação de novos refletores, estrutura metálica e telhado. Quando concluído, terá capacidade para 37,696 torcedores, 1.197 para imprensa e 2.589 para público VIP.
• Arena das Dunas – Natal
O estádio de Natal também sediará quatro partidas da Copa 2014. A obra está adiantada e o coroamento das estacas, que estava previsto apenas para março, já está sendo feito. O prazo para conclusão do projeto é até dezembro de 2013 e pelo andar da carruagem, acabará sendo entregue com antecedência.
• Arena de Itaquera – São Paulo
O estádio, que tem previsão para ser entregue até dezembro de 2013, está com 25% da sua construção concluída.
• Arena Pantanal – Cuiabá
As obras já estão na fase de montagem das estruturas metálicas e o projeto está 38% concluído. O estádio contará com dois pavimentos de arquibancadas desmontáveis, nos setores norte e sul, que garantem 17 mil lugares extras, chegando à capacidade máxima de 43.136 torcedores.
• Arena Pernambuco – Recife
O estádio, que está sendo construído na região metropolitana do Recife, está com sua construção concluída em 30%. Para acelerar o trabalho e garantir a entrega dentro do prazo, foi montada uma central de corte e dobra de aço, além da ampliação da fábrica de pré-moldados.
• Beira-Rio – Porto Alegre
O projeto, que também prevê a reforma e ampliação do ginásio Gigantinho, tem previsão para ser concluído até dezembro de 2012 e o acordo entre o Internacional e a construtora que dará reinício às obras, está perto de ser firmado.
• Castelão – Fortaleza
A obra, que está concluída em 56%, deverá ser entregue até dezembro de 2012. O estádio será sede de uma semifinal da Copa das Confederações além de outros seis jogos da Copa do Mundo.
• Estádio Nacional Mané Garrincha – Brasília
A licitação para cobertura do estádio, está prevista para ser aberta em fevereiro desse ano. A obra está concluída em 50% e também sediará a abertura da Copa das Confederações.
• Fonte Nova – Salvador
O estádio, que ainda está brigando para sediar a abertura da Copa das Confederações, anda com suas obras concluídas em 51%. Os meses de janeiro a março contarão com trabalho mais intenso e o número de trabalhadores pode chegar a 2,4 mil. A cobertura está prevista para ser instalada em abril.
• Maracanã – Rio de Janeiro
O estádio, que será sede das finais da Copa das Confederações, em 2013, e do Mundial de 2014, teve suas obras de montagem das arquibancadas antecipadas em um mês e a obra segue a todo vapor.
• Mineirão – Belo Horizonte
O estádio será sede de três partidas da Copa das Confederações 2013 e outras 6 partidas da Copa do Mundo 2014. A previsão de entrega é para 21 de dezembro desse ano e a obra está dentro do prazo, com 85% do trabalho de fundações internas e 75% nas externas, concluído.
Quem pretende tirar qualquer dúvida sobre o assunto, deve saber que o Governo Federal Brasileiro criou um site onde é possível saber das últimas novidades sobre a Copa Mundial de 2014. Para ficar por dentro dos assuntos mais recentes, basta acessar o www.copa2014.gov.br
*segundo avaliação feita pela equipe de acompanhamento do Ministério do Esporte, em janeiro de 2012.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.