A inflamação das cordas vocais é um problema que ocorre com uma frequência muito grande e pode ser desencadeada por inúmeros fatores. Esclareça as principais dúvidas sobre o assunto e saiba o que fazer com as cordas vocais inflamadas.
Causas de inflamação nas cordas vocais
Existem vários fatores capazes de causar inflamação das cordas vocais, que variam muito conforme a gravidade do problema. Enquanto alguns casos são efêmeros e com resolução espontânea, outros, especialmente os mais graves, podem se desenvolver de maneira mais insidiosa e crônica. Entre as principais causas de inflamação nas cordas vocais é possível destacar:
- Infecções da laringe;
- Pólipos;
- Abuso vocal;
- Calos nas cordas vocais;
- Refluxo gastresofágico;
- Excesso de tabagismo ou etilismo.
Sintomas de inflamação das cordas vocais
Os sintomas de corda vocal inflamada podem ser bastante parecidos com outros problemas das vias aéreas superiores, e por isso é necessário prestar bastante atenção para diferenciar a situação, preferencialmente buscando auxílio profissional. O quadro clínico geralmente cursa com:
- Alterações vocais, como rouquidão ou perda do volume de voz;
- Dor de garganta;
- Dificuldade para falar;
- Mudanças no tom da voz, o que pode acabar dificultando trabalhos como oradores ou cantores.
O diagnóstico é levantado através dos sinais e sintomas do paciente, e a confirmação se dá através de exames que permitam a visualização das cordas vocais, como a utilização de espelhos especiais ou endoscopia alta.
O que fazer com cordas vocais inflamadas
O tratamento varia de um paciente para o outro, conforme a gravide da doença e as manifestações clínicas. Por isso é fundamental procurar auxílio profissional, especialmente de otorrinolaringologista, que é o médico responsável por cuidar desse tipo de problema.
É fundamental identificar e tratar a causa da inflamação. Como a maioria dos casos é decorrente de esforço vocal ou abuso de bebidas alcoólicas, basta evitar ao máximo que a pessoa fale, poupando a voz e mantendo uma boa hidratação com a ingestão regular de água. Em casos mais extremos pode ser necessária a ajuda de fonoaudiólogo para, através de exercícios, ajudar a pessoa a recuperar a voz.
Algumas dicas para diminuir o incômodo das cordas vocais inflamadas são:
- Evite falar ou cantar;
- Sempre que for se comunicar, se possível sussurre;
- Ingira, no mínimo, 2,5 litros de água diariamente;
- Evite a ingestão de alimentos muito quentes ou frios.
A inflamação das cordas vocais é um problema que pode ser secundário a várias causas. O tratamento consiste em combater o fator desencadeante do problema, e por isso é essencial procurar auxílio médico, especialmente nos casos de sintomas persistentes, para que haja uma adequada investigação do paciente.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.