Correlação de Pearson: o que é e qual significado?

A correlação de Pearson é um rebuscado cálculo matemático inventado por Karl Pearson, o mesmo homem responsável pela criação do Desvio de Padrão na estatística. Karl foi responsável por diversas descobertas matemáticas e por resultados incríveis na área de exatas. E a correlação de Pearson é uma fórmula incrível para entendermos mais como duas variáveis se comportam.

Você sabe para que funciona esse cálculo? Venha entender tudo sobre a correlação de Pearson em nosso artigo!

O que é a correlação de Pearson?

A correlação Pearson é um cálculo matemático criado por Karl Pearson para identificar qual a relação entre duas grandezas, sendo elas variáveis.

Também chamada de coeficiente de correlação de Pearson, o cálculo existe para identificar qual a tensão entre duas variáveis, sendo elas contínuas. Em termos simples podemos resumir o cálculo do coeficiente de Pearson do seguinte modo:

O que é a correlação de Pearson
Fonte/Reprodução: original

Quando o coeficiente da correlação de Pearson entre as duas grandezas contínuas é 0, significa que não há associação entre as duas variáveis;

Quando o coeficiente da correlação de Pearson entre as duas grandezas contínuas é positiva, maior que >0, significa que a associação entre as duas variáveis é positiva. Na medida que uma aumenta a outra variável também aumenta;

Quando o coeficiente da correlação de Pearson entre as duas grandezas contínuas é negativa, menor que <0, significa que associação entre as duas variáveis é negativa. Na medida que uma aumenta a outra variável diminui, gerando uma situação que chamamos de inversamente proporcional.

Este é um resumo suficiente para entender de maneira geral o que é a correlação de Pearson e como funcionam seus resultados.

Como é calculada a correlação de Pearson?

O cálculo da correlação de Pearson é bastante complexo, sua fórmula pode ser resumida no seguinte:

Esta é a fórmula da correlação. Podemos notar as variáveis da fórmula, que estão distribuídas do seguinte modo:

  • X = variável contínua número 1;
  • Y = variável contínua número 2;
  • ZX = desvio de padrão da variável X;
  • ZY = desvio de padrão da variável Y;
  • N = número de dados.

O cálculo por ser bastante complexo só pode ser feito por bons matemáticos e estatísticos que conheçam bem o assunto.

Qual é o significado da correlação de Pearson?

A correlação Pearson significa a relação que as duas grandezas têm entre si. Como já comentado, os resultados possíveis em resumo são ,0, +1 ou -1.

Qual é o significado da correlação de Pearson
Fonte/Reprodução: original

Quando o resultado é +1 significa que a relação entre as duas grandezas é proporcional, e -1 é quando o resultado é inversamente proporcional. No caso de 0 significa que o cálculo da correlação não consegue definir qual é a relação entre as duas grandezas, mas em uma situação concreta não pode significar que não haja qualquer relação entre as duas variáveis.

Só significa que essa relação no contexto do cálculo é impossível de ser calculada ou identificada.

Quais são as vantagens e desvantagens da correlação de Pearson?

Como todo cálculo utilizado na área de estatística, existem vantagens e desvantagens para o cálculo da correlação de Pearson. Como vantagem podemos destacar o fato de que o cálculo não depende do resultado para ser feito, e também da precisão da fórmula caso as duas grandezas sejam grandes o suficiente.

Já entre as desvantagens podem ser pontuadas a necessidade das duas grandezas apresentarem um nível quantitativo contínuo, e a falta de exatidão caso haja poucos dados.

Mas você já conhecia esse cálculo elaborado? O cálculo do coeficiente da correlação de Pearson é muito avançado, mas muito utilizado na disciplina da estatística.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.