Corrimento vaginal: como evitar

O corrimento vaginal é um problema que pode trazer prejuízos para a saúde feminina. Geralmente, aparece acompanhado de coceira ou ardência e pode se apresentar com uma aparência esbranquiçada. Nesse caso, pode ser sintoma de candidíase, uma infecção que tem como causa um fungo.  Porém, o corrimento também pode ser de cor amarelo-esverdeada, o que pode ser indicativo de outras doenças também. Para evitar corrimento vaginal, algumas medidas preventivas podem ser tomadas pelas mulheres. Saiba quais são:

Dê preferência a calcinhas de algodão (Foto: divulgação)

Corrimento vaginal: como evitar

Nem sempre a umidade na vagina pode significar que há um problema de saúde. É comum que no período da ovulação uma secreção sem cheiro e com aspecto semelhante à clara de ovo seja expelida pela vagina. Essa secreção não provoca ardência e o volume pode variar com o uso de anticoncepcionais ou outros remédios. Para não correr o risco de ter esse problema, existem algumas dicas para evitar corrimento vaginal que você pode seguir como utilizar calcinhas de algodão, por exemplo. Melhor que os tecidos sintéticos, o algodão oferece menos chance para a proliferação de micro-organismos.

Evite usar roupas apertadas (Foto: divulgação)

Dicas para evitar corrimento vaginal

Especialistas dizem que o calor excessivo na região vaginal também pode provocar o aparecimento de fungos. Por isso, uma sugestão é não usar calcinha para dormir e evitar peças de roupa apertadas, uma vez que elas também fazem com que o calor seja maior.  Outras dicas para não ter corrimento vaginal incluem utilizar sabonetes íntimos na hora de tomar banho para que a flora vaginal se mantenha em equilíbrio e não se esquecer de se secar bem os pelos pubianos após o banho, para que não haja umidade excessiva na vulva.

Consulte seu médico quando perceber algo anormal (Foto: divulgação)

Existem outras maneiras de evitar corrimento vaginal como atentar-se para a lavagem adequada das calcinhas, por exemplo. O ideal é usar sabão de coco ou neutro e evitar água sanitária e amaciantes. Uma alimentação adequada também ajuda a evitar esse e outros problemas de saúde, e caso, perceba que há algum sintoma anormal, marque uma consulta com o ginecologista.

Leia mais: Corrimento vaginal: quando se preocupar

Corrimento Até Aonde é Natural e Quando é Um Problema de Saúde

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.