Crea SP Registro Profissional Definitivo

O Crea-SP, ou Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo é o maior conselho de fiscalização de exercício profissional da América Latina. As profissões sob responsabilidade do Crea-SP são: Arquitetura, Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia, além de Tecnólogos e de várias modalidades de Técnicos Industriais.

Portanto, todos os profissionais sob a fiscalização do Crea-SP devem pagar uma anuidade para que a instituição seja mantida e possa realizar o seu papel perante a sociedade. Em 19 de maio de 2011, a entidade completou 77 anos de existência e, agora, presidida pelo Engenheiro Civil José Tadeu da Silva, os procedimentos foram transformados, pois a fiscalização que era antes punitiva, atualmente é orientativa.

Para exercer a profissão, todos os formados nas áreas que são fiscalizadas pelo Crea-SP devem ter o registro no Conselho. Para obter o Registro Profissional do Crea-SP, é preciso estar de posse do diploma devidamente registrado. Então, o profissional deve comparecer a uma unidade do Crea munido dos documentos solicitados em cada ocasião.

Se você for portador da Carteira Definitiva com Registro Provisório e deseja convertê-lo em Definitivo, você precisará do Requerimento para Registro Profissional (RP), que é fornecido pelo Crea ou pelo site do Conselho (www.creasp.org.br); do diploma ou certificado original e fotocópia legível da frente e verso do documento; carteira do Crea-SP; demais carteiras referentes a outros registros emitidas pelo Crea-SP; comprovante de pagamento de anuidade e taxa; RG ou RNE; CPF; título de eleitor; prova de quitação com a justiça eleitoral; prova de quitação com o serviço militar, comprovante de residência e duas fotos 3×4 atuais.

No entanto, se você for profissional com diploma registrado e é portador de cartão de registro vencido ou sem registro no Crea, compareça ao Conselho com o Requerimento para Registro Profissional (RRP), porém, se não tiver o registro provisório, entregue o histórico escolar com as disciplinas do núcleo comum e profissionalizante com as respectivas notas e cargas horárias. Os profissionais formados em Engenharia Elétrica, Mecânica e de Agrimensura e os que tenham diploma de outros estados também deverão apresentar o histórico escolar com as devidas notas e cargas horárias.

Os documentos restantes são o diploma ou o certificado de conclusão de curso com fotocópia legível da frente e do verso; RG ou RNE; CPF; título de eleitor; prova de quitação com a Justiça Eleitoral; certificado militar quando homem; comprovante de residência; 2 fotos atuais; carteiras definitivas se o profissional possuir outro título registrado no Crea; cartão de registro provisório vencido, se tiver e comprovante do pagamento da anuidade e taxas. Apenas os profissionais da área de Agronomia (Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Florestal, Engenheiro Agrícola, Meteorologista e Engenheiro de Pesca) formados a partir de 1991, deverão apresentar também fotocópias do certificado de participação no curso de Legislação Profissional.

O Registro Profissional no Crea SP é muito importante para exercer as profissões relacionadas à Engenharia, Arquitetura e Agronomia porque ele regulamenta esses campos de atuações e pode proteger os seus associados contra falsas acusações ou até verdadeiras acusações, servindo como um advogado do profissional que tenha causado algum dano material ou pessoal a alguém. Por isso, não deixe de se inscrever nesse órgão assim que tiver o diploma ou o certificado de conclusão em mãos.

Leia também:

1 comentário

  • nao estou conseguindo visualisar o boleto da anuidade do crea tecnico
    por favor me envie por email registro nacional 2613162864

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.