Está cada vez mais comum encontrar crianças que evitam ser vistas com os pais. Devido a isso, elas acabam tomando algumas atitudes, como por exemplo, pedem para os pais não os deixarem em frente a escola, ou mesmo em festa dos amigos. Diante disso, muitos pais encontram-se aflitos com o novo comportamento. Assim, saiba o que fazer com a criança com vergonha dos pais.
Saiba como recuperar a relação com o filho adolescente.
Conheça mais sobre o comportamento dos filhos
Em geral, a vergonha dos pais é um comportamento típico da fase de crescimento e amadurecimento das crianças. Isso porque elas costumam ter receio de que os adultos não se comportem de forma adequada perante a turma, podendo torna-los motivo de chacota. Além disso, esse novo comportamento pode ser fruto de uma sensação de que, por algum motivo, os pais são inferiores aos amigos.
Uma forma de demonstrar independência
Muitas crianças tem desejo em mostrar independência aos amigos, assim acabam se afastando dos pais. Uma forma de demonstrar que elas não necessitam de proteção dos adultos.
Por vezes, os pais podem ser culpados
Em alguns casos, o comportamento arredio dos filhos pode ser resultado de algum problema interfamiliar. Isso porque muitos pais os tratam como bebês, ou mesmo, querem ser “engraçadinhos”, na frente dos amigos das crianças. Esse tipo de comportamento acaba deixando os filhos com vergonha, fazendo com que eles se afaste cada vez mais dos pais.
É sempre bom que os pais mantenham postura
Especialistas afirmam que os adultos não devem agir como amigos das crianças, mas sim como pais. Por isso, manter uma certa distância saudável, deixando que os pequenos tenham a liberdade deles, é essencial.
A conversa é sempre importante
Os filhos que estejam apresentando um comportamento diferente, é ideal que os pais mantenham uma postura discreta e respeitosa diante deles. Além disso, é muito importante que os adultos sentem e conversem com os pequenos e demonstrem como eles se sentem diante essas situações. O ideal é aproveitar a oportunidade do diálogo e tentar entender ambas as partes. No entanto, os pais devem compreender, mas não, necessariamente, aceitar todos os motivos. Ou seja, os pais também devem impor limites na relação, de forma a colaborar com a educação dos pequenos.
Muitas crianças que apresentam vergonha dos pais. Porém, é muito importante que os pais tenham uma conversa aberta com os pequenos, de modo a tentar compreender essa alteração de comportamento. Além disso, os adultos devem manter o “papel de pais”, de modo a evitar qualquer abuso, por parte dos pequenos.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.