É comum vermos uma criança berrando e se debatendo no chão de um supermercado com os pais ao lado, tentando acalmá-la e rubros de vergonha. A cada dia que passa, os pais têm menos tempo para ficar com os seus filhos por terem que trabalhar, dando-lhes tudo o que podem na hora em que lhes é pedido para compensarem essa falta. No entanto, o que pode parecer benéfico às crianças, na verdade é muito prejudicial à educação delas, principalmente para o seu futuro como adultas. Sendo assim, saiba como lidar com crianças mimadas.
Se os seus filhos já são mimados e você acha que não há o que fazer, saiba que ainda há tempo de reeducá-los. Para tanto, deverá haver um consenso entre você e o seu marido, que deverá lhe ajudar nessa nova criação de hábitos. Para recomeçar, é preciso ter muita coragem, paciência e dedicação de ambas as partes, pois não adianta cada um vir com um discurso, porque as crianças ficarão confusas e não saberão quem está certo.
Então, sentem-se com os seus filhos e olhando-os nos olhos e falando com calma, diga-lhes que papai e a mamãe só poderão dar presentes a eles em datas especiais como o Natal, o aniversário e o Dia das Crianças, pois é difícil ganhar dinheiro e por isso, eles têm que ficar fora o dia inteiro trabalhando.
Em seguida, diga-lhes que, a partir desse dia, haverá uma rotina que deverá ser obedecida. Ou seja, proponha-lhes um horário para acordar, tomar o café, almoçar, brincar, assistir televisão e dormir. No entanto, nesse momento, vocês podem até discutir com as crianças para que elas ajudem a montar o cronograma. Desse modo, a educação não será tão totalitária e elas se sentirão mais à vontade para seguir a rotina.
Após essa conversa, sempre que os seus filhos fizerem birra para pedir algo, sente-se com eles e lembre-os dessa conversa e não seja mole: mesmo que os olhinhos delas lhe peçam encarecidamente, seja firme e negue-lhes até o final. Assim, com o passar do tempo, elas aprenderão que as birras não servirão mais para elas conseguirem o que querem.
As crianças mimadas são resultados da criação errônea dos seus pais, que acreditavam que dando-lhes todo o necessário elas seriam mais felizes e os amariam mais. Entretanto, com essa educação, os pais só reforçariam que elas poderiam fazer o que quisessem com os seus coleguinhas de sala, com a sua professora e com as outras pessoas, sendo crianças insuportáveis. Por isso, a boa educação é tão importante para a boa formação de um adulto consciente e responsável.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.