Que delicia comer chocolate, é um lanche saboroso e faz bem para a saúde física e mental, então podemos comer a vontade que não fará mal. Calma! Não é bem assim, tudo que é consumido em excesso faz mal para o organismo do ser humano e o chocolate mesmo sendo fonte de energia possui muitas gorduras e pode provocar sérios problemas a saúde. Isso indica que devemos ter cuidados com a alimentação na Páscoa.
Cuidados Com a Alimentação na Páscoa
A dieta com chocolates sempre aumenta depois da páscoa, mesmo os adultos que costumam ser tão controlados acabam extrapolando na dieta e comendo muito chocolate. Em cada 100 gramas de chocolate ao leite é encontrado:
6% de proteínas
34% de gorduras
56% de glicídios
Isso significa que devemos ter cuidados com a alimentação na Páscoa, pois podemos ter uma intoxicação alimentar e passar mal a ponto de ter que ser hospitalizado. Isso ninguém quer. Comer chocolate em excesso pode provocar sérios problemas de saúde como colesterol (LDL colesterol ruim) diarreia, vômitos, espinhas no rosto, e até problemas cardíacos. Por isso sua ingestão deve ser controlada para uma quantidade diária de 30 gramas, de preferência do chocolate meio amarga que é mais saudável e estimula o colesterol bom HDL.
Cuidados com a alimentação são fundamentais
Os cuidados com a alimentação não devem ser exclusivos para a Páscoa, mas após a Páscoa também, pois ao ganhar muitos ovos de chocolate fica impossível resistir às tentações e não comer muitos chocolates e açúcares. Dessa maneira a dieta vai por água abaixo e as gordurinhas começam a aparecer, sem mencionar nos problemas de saúde causados pela ingestão excessiva de chocolate. Uma dica é balancear a alimentação comendo mais legumes e frutas e deixar os chocolates só para sobremesa. Fazer algum tipo de atividade física que favoreça a perda calorias é muito importante para manter a forma física e o bem estar da sua saúde.
O peixe na dieta
O peixe deveria estar presente na mesa dos brasileiros com mais frequência, mas para as estatísticas a alimentação dos brasileiros resume-se em grande quantidade de carne vermelha e o consumo de peixe só cresce na Semana Santa mesmo. Comer peixe duas vezes por semana aumenta as condições de viver por mais tempo e ter uma vida mais saudável, os chineses tem o peixe e os legumes assim como as frutas no seu cardápio diário por isso alcançam a longevidade com mais disposição e saúde. A carne do peixe é rica em Ômega 3 gordura responsável pela saúda do coração e das artérias, também não engorda e é extremamente saboroso, também pode ser preparado de varias maneiras como cru ou cozido, vai depender do gosto de cada um.
Alguns cuidados
Estar sempre atento para a validade dos produtos consumidos é muito importante assim como as vitaminas e proteínas encontradas nos alimentos. Na páscoa o consumo de alimentos mais saudáveis como o peixe é muito maior, mas é preciso estar a par da procedência do pescado e se ele esta saudável, fresco para o consumo. Comprar alimentos em lojas especializadas tem a vantagem de que você pode escolher o mais fresco e com a garantia de que foi inspecionado pela vigilância sanitária.
Lembre-se sempre
Os cuidados com a alimentação devem ser tomados sempre, mas em especial nas festas e datas comemorativas como a Páscoa, pois o consumo de determinados alimentos é bem maior do que o normal e pode causar problemas à saúde se não forem consumidos da forma correta. Mantenha sua saúde em perfeito estado controlando sua alimentação e fazendo exercícios físicos para manter a boa forma tanto física quanto psicológica. A Páscoa nos faz comer muitos alimentos ricos em gorduras, proteínas e muitas outras substâncias, mas é preciso consumir com moderação para que não faça mal ao organismo, pois muitas crianças principalmente, vão parar nas emergências de hospitais com problemas intestinais e vômitos, por isso todo cuidado é pouco!
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.