Os bebês possuem a pele delicada e mais fina que a de um adulto, por isso, necessitam de cuidados especiais, principalmente na região genital, que é porta de entrada para várias doenças. Sendo assim, saiba quais são os cuidados necessários com a higiene íntima do bebê para que ele esteja sempre saudável e confortável.
Algo muito importante na higienização do bebê é a própria higiene de quem cuida dele. Todos que forem manusear a criança devem estar com as mãos e as roupas muito limpas. Do mesmo modo, as toalhas, panos e lençóis que serão usados precisam estar livres de sujeiras.
O pH da pele infantil é menos ácido, aproximadamente 6,7. Portanto, são mais propensos a sofrerem de infecções. Para tanto, use sabonetes líquidos com pH abaixo de 6. A água deve estar morna e o uso de esponjas não é adequado, já que a pele do pequeno é muito fina. Nesse momento, limpe a genital do bebê com as mãos, passando-a levemente sobre o pênis ou a vagina da sua criança.
Enfim, na hora de secar o seu filho, passe uma toalha macia sobre o corpinho dele e, quando chegar a vez de enxugar a genitália dele, passe-a delicadamente por ela. Para secar o pênis, puxe-o para cima e passe a toalha em volta dele. Se for uma menininha, abra os grandes lábios e passe a toalha por dentro deles da frente para trás para secá-la bem.
Em seguida, passe o talco nas genitais e no bumbum da criança e coloque a fralda nela. Entretanto, sempre que possível, deixe-a sem a fralda por algumas horas para que os seus genitais possam respirar um pouco. Porém, tome cuidado para que o lugar em que ela ficar não esteja sujo ou molhado.
Se precisar trocar a fralda do seu filho, retire-a e jogue-a no lixo. Então, passe um pano ou um algodão molhado ou lencinhos umedecidos nas genitais dele para retirar toda a sujeira. Levante as perninhas dele e passe o pano no bumbum também. Depois, se ele tiver assaduras, passe um creme para curá-las e jogue o talco.
Os bebês precisam de cuidados especiais com a sua higiene íntima porque são muito mais delicados que os adultos. Sendo assim, na hora do banho ou quando for trocar as fraldas deles, saiba como fazer essa higiene corretamente.
1 comentário
Adorei o post!
De fato, a região intima do bebê requer mais cuidados que a dos adultos, principalmente devido às altas chances de infecções. Saber como lavar, secar e manter a área genital do bebê é fundamental para que a criança se desenvolva livre de doenças invasivas. Parabéns pelo post!