Cuidados com os Cabelos para Gestantes

Se você quer se manter bela e com saúde na gravidez / gestação, não pode se descuidar da pele e dos cabelos, pois vários fatores aliados à produção de hormônios afetam bastante essas partes do corpo.

Durante os nove meses de uma gravidez, a mulher passa por muitas transformações, entre todas elas, a que mais causa benefícios à sua aparência é a transformação capilar.

Com a redução da quantidade de progesterona no organismo feminino, a queda dos fios de cabelo diminui, deixando-o mais bonito e volumoso. No entanto, três meses após o parto, as matrizes do cabelo voltam a se estabilizar, intensificando a queda, que se normalizará somente depois de um ano, aproximadamente.

O uso de produtos químicos na gravidez deve ser evitado, pelo menos nos três primeiros meses da gestação. Cientistas e pesquisadores não chegaram à uma conclusão se existe uma relação entre abortos espontâneos e a ação de substâncias químicas presentes em tinturas ou alisadores, portanto o ideal é não arriscar.

O problema desses produtos está nas muitas substâncias agressivas que os compõem, como a amônia, o benzeno e o formol, as quais ao serem aplicadas são absorvidas pelo couro cabeludo. Seu uso passa a ser considerado, por alguns especialistas da área, prejudicial ao bebê, já que a região do couro cabeludo é bastante vascularizada, e com isso esses elementos chegam até o feto, podendo agir de forma negativa durante sua formação.

Depois dos três primeiros meses da gravidez, a gestante pode utilizar produtos como tonalizantes, os quais são eliminados após algumas lavagens. A henna também é uma boa opção para aquelas que não querem abrir mão da aparência, pois substitui a tintura e é composta por elementos obtidos pela trituração de plantas secas, os quais não interferem no desenvolvimento da criança.

Outra sugestão de médicos é que a mulher dê preferência por processos em que a tintura não seja aplicada diretamente na raiz dos cabelos, como mechas ou reflexos, onde a aplicação é feita com uma touca, evitando que os produtos entrem em contato com o couro cabeludo.

Para manter o cabelo sempre bonito durante os nove meses de uma gravidez, independente de tinturas e alisamentos, é recomendável que a gestante passe a lavar seus cabelos com mais freqüência, visto que mesmo com a redução da queda ele ganhe um aspecto mais bonito, sua oleosidade tende a aumentar nessa fase.

Como o mais importante durante a gestação é a saúde e a perfeita formação do bebê, futuras mamães, evitem fazer alisamentos ou demais tratamentos que utilizem produtos químicos nos cabelos.

As mudanças no corpo da mulher no período de gestação  são  variados, portanto você não deve deixar de se cuidar, siga sempre as orientações do seu médico, assim você estará pronta para conservar a beleza e receber o seu bebê com muita saúde.

Redacao

Redação Mundo das Tribos.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.