Com a facilidade de solicitar um cartão de crédito, é muito comum que as pessoas tenham dois ou mais cartões no bolso, com limites bem altos. Se usados de maneira moderada e inteligente, eles podem se tornar bons aliados do consumidor, mas de maneira geral, o que se vê é muitas pessoas endividadas e que não conseguem pagar suas faturas.
Quando você possui vários cartões e está nessa situação de dívidas com cartões de crédito, o ideal é cancelá-los e, se for o caso, permanecer com apenas um deles, para ser usado em situações de emergência.
Veja as dicas: Como negociar a dívida do cartão de crédito
Porém, na hora de cancelar o cartão de crédito, é preciso tomar alguns cuidados, para evitar futuras dores de cabeça e problemas com as administradoras dos cartões, como cobranças indevidas.
Saiba quais atitudes tomar: Cobrança indevida na fatura do cartão – o que fazer
Pague todas as dívidas e contas parceladas
Faça um levantamento de todas as dívidas que você possui no cartão, consultando as faturas ou entrando em contato com a administradora. Com os valores em mãos, faça o pagamento de todas as dívidas, inclusive das contas parceladas, pois o cancelamento não será efetuado enquanto houver débitos a vencer.
Planeje com antecedência, pare de usar o cartão e pague todas as dívidas pelo menos um mês antes de pedir o cancelamento.
Formalize o pedido de cancelamento
Não adianta simplesmente pagar todas as dívidas do cartão e quebrá-lo. Para cancelar o cartão de crédito você deve formalizar o pedido junto à administradora, seja pessoalmente, por e-mail ou via telefone.
É bem provável que, durante o contato, a empresa lhe faça ofertas tentadoras para evitar o cancelamento. Portanto, esteja preparado para resistir e recusar todas elas.
Anote os números de protocolo de atendimento
Ao entrar em contato com a administradora do cartão não se esqueça de anotar todos os números de protocolo de atendimento, a data e o horário em que o cancelamento foi solicitado. Esses dados são muito importantes e podem servir de prova para qualquer contestação por parte da empresa.
Caso você tenha mais de um cartão, cancele-os separadamente, começando pelos que têm maiores custos, para evitar qualquer confusão entre os protocolos.
Guarde os comprovantes e destrua os cartões cancelados
Assim que o cancelamento do cartão tiver sido confirmado pela administradora, guarde todos os comprovantes de pagamento e os números do protocolo. Não se esqueça também de destruir o cartão de crédito cancelado, para evitar que ainda assim alguém tente utilizá-lo.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.