Fazer as unhas, tanto em casa como no salão, é um hábito comum na vida das mulheres. No entanto, alguns cuidados precisam ser tomados para evitar contaminação, principalmente no que diz respeito ao kit manicure.
O kit manicure é composto por diversos itens, como tesoura, lixas, esmaltes, palito e hidratante. Outra ferramenta indispensável para fazer as unhas é o alicate.
O alicate de unha serve para tirar cutículas e excessos de pele antes de aplicar o esmalte. Como ele pode provocar feridas, as mulheres devem ter um cuidado especial para não facilitar o contágio de doenças infecciosas por fungo e bactérias.
Como cuidar do alicate de unha?
Confira a seguir os cuidados necessários om o alicate de unha:
• Ao escolher um alicate para comprar, dê preferência aos produtos feitos com aço inox, sobretudo na parte cortante. O suporte, por sua vez, pode ser fabricado com outro material, como o plástico.
• Ao usar o alicatinho em casa, é importante tomar cuidado para não remover tanta pele. O ideal é tirar apenas o excesso e não deixar as unhas tão expostas às infecções.
• Ao manusear o alicate de unha, é necessário se policiar para não tirar bife. Além de causar dor, o ferimento também faz com que a parte cortante tenha contato com o sangue, o que facilita a contração de doenças.
• Uma forma de facilitar a remoção de pele das unhas sem causar feridas é aderindo a uma técnica de amolecer cutículas. Mergulhar as mãos ou os pés na água é a estratégia mais simples.
• Diversas doenças podem ser transmitidas pelo alicate de unha, como é o caso da hepatite C. A contaminação por fungos e bactérias também pode resultar em micoses e processos inflamatórios nas bordas das unhas.
• Se fizer as unhas no salão de beleza, a mulher deve ter um alicate apenas seu e higienizá-lo sempre que possível.
• O alicate de uso pessoal não pode estar enferrujado. Também é importante amolá-lo para não dificultar o trabalho da manicure.
• Para impedir que o alicate perca o fio cortante, é recomendado usar protetor de ponta.
Limpeza do alicate de unha
Os salões de beleza costumam utilizar um aparelho que esteriliza objetos, chamado autoclave. Quem não dispõe de uma cabine de esterilização pode improvisar o procedimento em casa.
Para limpar o alicatinho em casa, primeiro lave-o com água corrente e sabão. Em seguida, passe um pouco de álcool para remover a sujeira visível. Antes de guardar o alicate no kit manicure, é necessário enxugá-lo bem.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.