A hepatite C pode ser curada quando descoberta logo no início. Porém, se ela só for diagnosticada na fase avançada, onde os sintomas surgem, nesse caso a cura está relacionada a chance de um transplante de fígado. Entretanto, estudos têm sido feitos na busca por medicamentos que curem essa doença. Saiba mais sobre a cura para a hepatite C.
O que é Hepatite C
A hepatite C é uma doença viral que pode causar inchaço no fígado. A infecção se dá através do vírus HCV. As pessoas mais susceptíveis a contaminação são:
- Pessoas que fizeram diálise renal durante muito tempo;
- Possui contato com sangue em local de trabalho;
- Têm relação sexual sem proteção com um parceiro contaminado;
- Fazem uso de drogas ilícitas e compartilham as agulhas com alguém;
- Que fizeram tatuagem ou acupuntura com objetos contaminados;
- Passaram por transfusão de sangue antes de julho de 1992;
- Receberam sangue de alguém contaminado;
- Dividem itens pessoais como barbeador e escova de dente;
- Filhos nascidos de mãe infectada com hepatite.
Veja também hepatite C, sintomas e como tratar
Tratamento para hepatite C
O tratamento da hepatite C tem como objetivos retirar o vírus do sangue e diminuir o risco de cirrose e câncer de fígado, que podem resultar de uma infecção de longo prazo. Grande parte dos indivíduos tratados com medicamentos é beneficiada. Os remédios mais comuns usados são uma combinação de interferon peguilhado alfa e ribavirina, medicamento antiviral. O tratamento dura em torno de 24 a 48 semanas.
Porém esses medicamentos podem gerar alguns efeitos colaterais como:
- Depressão;
- Anemia;
- Cansaço;
- Febre;
- Dor de cabeça;
- Diminuição do apetite;
- Náuseas;
- Vômitos;
- Irritabilidade;
- Afinamento dos cabelos;
- Diminuição de glóbulos brancos e plaquetas do sangue.
Remédios podem curar a hepatite nos próximos anos
Os dados fornecidos durante o The Liver Meeting (reunião do fígado) realizado em 2012 pela Associação Americana para Estudo das Doenças do Fígado, nos Estados Unidos. Segundo a gastroenterologista Maria Lúcia Ferraz (vice-presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia), há uma estimativa de que até o ano de 2015, quase 100% dos portadores de hepatite poderão ser curados.
Em julho de 2012, o Ministério da Saúde publicou que o Sistema Único de Saúde (SUS) passaria a oferecer dois novos remédios para tratar a hepatite, o boceprevir e o telaprevir. Esses medicamentos impedem a replicação do vírus e impossibilitam que ela avance. Quando associados com o interferon e a ribavirina, as chances de cura aumentam para 75% em até 48 semanas.
Veja também hepatite C tem matado mais que AIDS, revela estudo
A hepatite é uma doença viral que pode ser curada se tratada precocemente. Várias pesquisas estão sendo feitas relacionadas a novos medicamentos efetivos na cura da doença e que apresentam menos efeitos colaterais. Caso você faça parte do grupo de risco, faça exames para diagnóstico precoce.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.