Para melhorar o perfil profissional, os professores estão optando por cursos de complementação, onde adquirem novos conhecimentos e com isso melhoram o desempenho em sala de aula. O Ministério da Educação está cada vez mais criterioso com a capacitação de docentes, visando aumentar a qualidade do ensino nas escolas públicas brasileiras.
Um recurso de aprendizagem que tem facilitado os estudos dos professores é o sistema EAD, onde se usa um material didático para que os docentes possam efetuar a autoaprendizagem. Essa modalidade de formação adota cursos semi-presenciais, onde os alunos comparecem aos pólos de apoio em encontros agendados.
Curso de Complementação Pedagógica MEC
O curso de complementação pedagógica EAD faz um aprofundamento dos métodos de ensino da pedagógica, expondo técnicas de didática para que os professores possam aprender a se comunicar e interagir melhor com os alunos. Esse programa de pós-graduação é promovido por muitas universidades brasileiras, incluindo as de SP, RJ e ES.
Existe programa de complementação pedagógica EAD voltados para todas as disciplinas que constituem a grade do Ensino Fundamental e Médio, através do curso os professores passam por um processo de atualização e renovam os conhecimentos. No método de educação a distancia, os encontros semanais variam.
A Faculdade Batista do Rio de Janeiro (FBRJ) tem um ótimo curso de especialização pedagógica EAD RJ, voltado para o magistério de educação infantil. Os professores qiue passam pelo aprendizado desenvolvem novas competências para a alfabetização de crianças. As universidades públicas também promovem cursos a distância para professores, graças ao apoio fornecido pelo MEC e o avançado sistema da UAB (Universidade Aberta do Brasil) que mantém seus polos presenciais em todo o Brasil, incluindo os municípios do estado do Rio de Janeiro.
Em São Paulo, os professores também vão encontrar excelentes cursos de complementação pedagógica, voltados tanto para educação infantil como as séries mais avançadas da educação básica. A pós-graduação em pedagogia EAD SP é reconhecida na UDESC-Virtual, oferecendo condições para que os professores compreendam novas didáticas para o ensino. Apesar de o curso ser à distância, é necessário concluir uma determinada carga de estágio monitorado.
Ainda na região sudeste, os professores que lecionam no Espírito Santo poderão encontrar boas oportunidades de especialização. O IESE (Instituto de Educação Superior do Espírito Santo) promove uma conceituada complementação pedagógica no ES, com duração de 7 meses e um encontro mensal. Os graduados em História, Letras, Geografia, Química, Artes, Matemática e Física podem participar desse curso. Aproveite as dicas e escolha o melhor curso para você.
95 Comentários
Boa tarde, preciso urgente fazer uma complementação pedagógica em ciência naturais, sou graduada em ciências biológica, já lecionei disciplina de ciências naturais 2 ano no ensino fundamental II . vou presta concursos pra secretaria de educação e estão exigindo uma complementação em ciências naturais para quem tem licenciatura em ciências biológica.
Boa tarde
Gostaria de saber como faço uma Complementação Pedagógica em Ciências Naturais?Sou formada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas.
Fico no aguardo
boa tarde, preciso urgente fazer uma complementação pedagógica em alguma área de artes, para mim tornar graduada. Sou formada em normal superior e estou terminando uma especialização no ensino de artes visuais pela UFMG. já leciono a 4 anos na escola estadual. precios urgente vcs podem me ajudar tem que ser a distância. meu E-mail: regfatresende@yahoo.com.br. aguardo resposta.
Gostaria de fazer complementação em Física.
onde devo preocurar em juiz de fora minas gerais para fazer complementação