Como ainda é uma profissão nova, sem sindicatos representativos ou pouquíssimas associações de classe, é normal haver perguntas referentes a esta profissão: como contratar, qual o salários, quais os direitos trabalhistas, quais são seus deveres entre várias outras. A profissão de cuidador de idosos tem crescido em todos os estados pelo fato de a quantidade de idosos no Brasil ter crescido bastante.
Curso de Cuidador de Idosos Gratuito
Vamos buscar primeiro na Classificação Brasileira de Ocupações, onde o cuidador de idosos é conceituado como TRABALHADOR DOMÉSTICO, como a empregada doméstica, a babá, a faxineira ou a cozinheira. Assim, o que vale para a empregada doméstica, ainda vale para o cuidador de idosos. Veja o que fala a Classificação Brasileira de Ocupações:
“5162 -10 Cuidador de idosos – Acompanhante de idosos, Cuidador de pessoas idosas e dependentes, Cuidador de idosos domiciliar, Cuidador de idosos institucional, Gero-sitter.
O cuidador de idosos tem em suas mãos uma grande responsabilidade, cabe a ele garantir a saúde e bem estar das pessoas com idade avançada. Não é qualquer indivíduo que pode assumir esse tipo de função, é necessário ter um preparo profissionalizante para conseguir desempenhar um bom trabalho.
Curso gratuito
Algumas instituições promovem o curso de cuidador de idosos, uma capacitação pouco conhecida, mas que aos poucos tem despertado interesse das pessoas que desejam obter uma colocação no mercado de trabalho. O cuidador aprende a suprir as necessidades do idoso, ter uma postura calma e paciente para dar atenção e lidar com as doenças típicas do envelhecimento.
A saúde é uma questão muito importante para o curso grátis de cuidador de idosos, o profissional precisa entender as limitações da terceira idade, as doenças crônicas que se manifestam nessa fase e a compreensão psicológica.
O CIAPE (Centro Interdisciplinar de Assistência e Pesquisa em Envelhecimento) é uma entidade que oferece o curso de cuidador de idosos, permitindo que pessoas de qualquer região do Brasil se submetam a capacitação. Com uma carga horária de 100 horas, o curso é constituído por módulos como Envelhecimento Humano, Cuidados com Medicação e Rede de Serviços de Atenção ao Idoso. As aulas são presenciais e acontecem as unidades do CIAPE em Belo Horizonte, Fortaleza, Pouso Alegre, Conselheiro Lafaiete e Lavras, ao longo de 8 sábados.
Algumas outras instituições de ensino também oferecem o curso de cuidador de idoso grátis para especialização na área. Segue a lista:
São Paulo
Rio de Janeiro
Santa Catarina
- UNIMED SC
- UNIT SC
Distrito Federal
As vagas de emprego para cuidador de idosos estão aumentando, podendo o profissional ser contratado para cuidar de uma pessoa específica ou atuar em asilos e clínicas de repouso. Os profissionais capacitados na área terão grandes chances de contratação.
Onde encontrar cursos grátis de cuidador de idoso
O curso de cuidador de idosos SP está sendo promovido pelo Programa Jovem Paulistano na capital, disponibilizando 90 vagas para o curso de capacitação profissional. As inscrições serão encerradas no dia 13 de janeiro e os alunos deverão ter idade superior a 16 anos. Depois de passar pelo curso, procure por emprego no Centro de Apoio ao Trabalho de São Paulo.
93 Comentários
Boa tarde Tania tudo bom, neste artigo você vai encontrar mas informações de onde você pode estar encontrando o curso de cuidador de idosos gratuito pra fazer. Algumas outras instituições de ensino também oferecem o curso de cuidador de idoso grátis para especialização na área, neste artigo separamos algumas unidades .
Obrigada espero ter ajudado. Boa Sorte
Fique atento em breve novos artigos e mas novidades no nosso portal.
gostaria de fazer o curso de cuidador de idosos eu tenho o dom de trabalhar com idosos amo ,mas nao tenho o fundamental completo so estudei ate a 6 serie posso fazer o curso assim mesmo/ ja cuidei de idosos mas mesmo assim amaria fazer o curso pois tem instituiçoes q exigem o certificado
sou cuidadora a oito anos, ja trabalhei no einstein cuidando de cuidadora,em outros lugares, não tem curso, estou procurando aonde faço um curso gratis de cuidadora de iidososs ou tecnico de emfermagem.
meu sonho é poder cuidar das pessoas,trabalhar na saúde eu sou formada em radiologia e ainda não consegui trabalhar na área gostaria de trabalhar em especial com os idosos acho que eles são esquecidos na sociedade. e um dia todos nós seremos idosos e vamos querer ser bem cuidados!
Eu gostaria muito de ganha um curso de cuidador de idoso,porque sempre que vou procurar um emprego de cuidador me pergunta , se eu tenho o curso,eu falo que não e fico s/ o emprego,por favor me da essa chance de fazer, desde já agradeço obrigado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Eu quero ganhar um curso de cuidador de idoso
como é maravilhoso cuidar de idoso moro em brasilias tenho cinco anos que trabalho como cuidadora amo de paixão cuidar do idoso
GOSTARIA DE FAZER CURSO DE CUIDADOR DE IDOSO
gostaria muito de esta fazendo o cursou de cuidadora,trabalho nessa areia a mais de 6 anos,mais nunca fiz o curso como posso esta entrando em contato
Boa noite por favor gostaria muito ganhar um curso de cuidado de idoso, se pode me ajuda agradeço desde já, abraços?
Por favor quando abrirá nova turma do curso de cuidador?
Me sinalizem .
Grato!
ja trabalhei nessa areia uma clinica psiquiatria gosto trabalhar nessa areia faço com amo e carinho .
oi gostaria de obter informaçoes do curso de cuidador? E em que região de SP? obrigada
Boa Noite Sueli tudo bom, estamos providenciando um novo artigo sobre curso de cuidador de idosos gratuito 2015 com mas informações sobre o mesmo .
Obrigada espero ter ajudado. Boa Sorte
Fique atento em breve novos artigos e mas novidades no nosso portal.
gostaria de saber onde posso me inscrever para fazer curso de cuidadora,gratuito.em niterói rj
preciso ganhar curso cuidador idosos
quero conhecer mas sobre esse curso de idosos.
gostaria muito de fazer o curso de cuidador de idoso,eu gosto de mexer nessa area,ja cuidei de familiares(31)86215966
OI ! MEU NOME É JAQUELINE , GOSTARIA DE SABER QUANDO VAI ESTÁ ABRINDO NOVAS VAGAS EM SÃO PAULO. EU QUERO MUITO FAZER ESSE CURSO.
EU QUERO GANHAR UM CURSO DE CUIDADOR .
Bom dia, gostaria muito de fazer o curso já tive um pouco de experiencia.
Mas sempre é bom ter mais experiencia.
Por favor cuidei de uma senhora de 90 anos foi maravilhoso, a gente acaba aprendendo muito com eles.
Preciso muito fazer o curso de cuidadora de idosos. Peço a chance de uma vaga. Obrigada!
oi EU quero muito ganha um curso de cuidador de idoso eu preciso muito do curso mim de
eu gastaria de ganha curso cuidador idoso
SOU TECNICA DE ENFERMAGEM,PROCURO EMPREGO DE CUIDADOR DE IDOSOS.
Gostaria de informações sobre o CURSO DE CUIDADOR DE IDOSOS,PARA 2014.
Grata.
bom meu maior sonhe e fazer o curso preparatorio pra cuida de idoso eu amo essa profisao
Olá me chamo Cíntia gostaria de e ganhar este Curso de Cuidadora,fico no aguardo de resposta.
sou vera fiaux,sou viúva,nivel médio..boa saúde….
gostaria muito de fazer esse curso…envio o meu pedido de um curso grátis..
sou da vila da penha do rio de janeiro..
desde já agradeço..vera fiaux
oi meu nome e solanje tenho 49 anos e meu sonho e ganhar um cueso de cuidadora de idosos por favor realize meu sonho estou esperando muito obrigado