Há uma semana, o governo do Estado de São Paulo anunciou a abertura de 37.125 vagas em cursos gratuitos de capacitação profissional através do programa Via Rápida. Até agora, ele já qualificou cerca de 40 mil pessoas em todo o estado, contribuindo assim para o atendimento da demanda do mercado de trabalho em diversas regiões.
As novas oportunidades estão distribuídas em 491 municípios e em 150 opções de cursos nas áreas de transporte, agricultura, prestação de serviços, construção civil e comércio. Pode ser a sua chance de ter uma formação profissional e começar a investir no seu futuro.
Confira: Via Rápida, cursos gratuitos em Marília, SP 2012.
O programa é voltado para candidatos com idade mínima de 16 anos, alfabetizados e que residam no estado de São Paulo. No momento do cadastro, que é feito no site do Via Rápida, é preciso ter em mãos documentos como RG e CPF. Durante a seleção, têm prioridade pessoas com baixa escolaridade, que estejam desempregadas e sejam arrimos de família.
Também há oportunidades para idosos, jovens matriculados no Ensino Médio em escolas públicas estaduais, beneficiários de programas de transferência de renda, como o Ação Jovem e o Renda Cidadã, reeducandos do regime semiaberto e portadores de necessidades especiais.
Curso de eletricista de manutenção
Quem trabalha como eletricista e almeja uma qualificação neste tipo de atividade pode fazer o curso de Eletricista de Manutenção do Via Rápida, que tem por objetivo capacitar o aluno em conhecimentos de nível básico sobre sistemas eletromecânicos, eletroeletrônicos, analógicos e digitais e em leis que regem o funcionamento de equipamentos e instalações elétricas.
Para participar do curso, que é oferecido nas cidades de Franca e Americana, é preciso ter cursado o 5º ano (4ª série) do Ensino Fundamental e ter, pelo menos, 18 anos de idade.
Veja também: Curso gratuito de capacitação de motorista de cargas 2012 – Via Rápida.
Durante o período de formação, além de receberem material didático gratuitamente, os alunos podem ganhar auxílio transporte de R$120,00 e bolsa-auxílio de R$210,00, concedida a desempregados que não estejam recebendo seguro desemprego ou benefício previdenciário.
Na página do Via Rápida, você pode obter outras informações sobre o programa e conhecer as opções de cursos para a sua cidade e região.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.