O Ministério da Educação divulgou recentemente as notas do Enade 2012 (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). Das instituições que participaram da prova, cerca de 30% ficaram abaixo da média considerada aceitável.
O bacharelado de Administração teve grande destaque no Enade, afinal, 96 cursos conseguiram nota máxima e agora pertencem ao grupo de excelência.
Das instituições que conseguiram nota 5, 34 são públicas e outras 32 são privadas. A maior parte das universidades com bom desempenho está concentrada no estado de São Paulo. Em seguida aparecem Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.
Os melhores cursos de Administração do Enade
O bacharelado em Administração é um curso que dura quatro anos. Ele prepara o estudante para gerenciar recursos humanos, materiais e financeiros. O conteúdo programático inclui disciplinas como matemática, estatística, sociologia, direito, contabilidade, RH, entre outras.
Confira a seguir as instituições com os 15 cursos de Administração que tiveram o melhor desempenho no Enade, considerando o conceito contínuo e a nota no exame em 2012:
– Universidade Federal de São Carlos (SP)
– Universidade Federal de Itajubá (MG)
– Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho (MG)
– Faculdade Anglo-Americano de Passo Fundo (RS)
– Centro Universitário de Votuporanga (SP)
– Universidade Paulista de Jundiaí (SP)
– Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (RJ)
– Escola Superior de Administração e Gestão da Baixada Santista (SP)
– Universidade Federal de Juiz de Fora (MG)
– Faculdade Redentor (RJ)
– Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira (BA)
– Universidade Paulista de Campinas (SP)
– Faculdade de Informática e Administração Paulista (SP)
– Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina (SC)
– Universidade Federal do Rio Grande do Sul (RS)
Sobre o Enade 2012
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes tem como objetivo avaliar os conhecimentos dos alunos ingressantes e concluintes dos cursos de nível superior.
A nota do Enade é calculada de 1 a 5, sendo que 1 e 2 representam um desempenho insatisfatório.
Na edição de 2012, o Enade procurou avaliar cursos da área de humanas, ou seja, administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo, além dos cursos superiores tecnologia em gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais.
O Enade 2012 foi aplicado no dia 25 de novembro do ano passado. Ele mobilizou 7.228 cursos de 1.646 instituições de nível superior. De acordo com a análise do MEC, o exame revelou um desempenho insatisfatório com relação a 2009. A porcentagem de cursos com notas baixas aumentou de 24,9% para 30%.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.