Data de emissão RG: qual é?

Existem documentos em que são solicitados em nosso dia a dia, junto a eles algumas informações como a data de emissão RG. Mesmo que seja frequente, algumas pessoas ficam na dúvida quando vão preencher um formulário ou alguma pessoa pergunta qual é a data de emissão RG.

A fim de te ajudar a não passar mais por essa situação, vamos te explicar onde pode conferir a data de emissão RG.

Qual é a data de emissão do RG?

Em alguma situação de sua vida, alguém solicitou a data de emissão RG e você não sabia onde deveria conferir. Data de emissão RG se trata do dia, o mês e também o ano em que seu RG foi expedido.

Qual é a data de emissão do RG
Fonte/Reprodução: original

Para identificar a data de emissão RG, pegue a sua identidade e vire-a. Na parte traseira, você verá ao lado dos números do registro geral escrito “data de expedição”. Essa é a sua data de emissão RG. Por estar escrito de uma forma diferente, muitas pessoas ficam confusas.

Qual é o órgão expedidor do RG?

Além da data de emissão RG, é solicitado também o órgão expedidor do seu registro geral.
Ele se encontra na parte da frente, acima de sua foto e polegar direito. Esse documento é expedido pela Secretaria de Segurança Pública, contida em cada estado. Mas, essa não é a única opção.

Ela pode ser expedida por outros órgãos, depende do estado que reside. Pode ser, Cartório Civil, Secretaria de Justiça e Cidadania, Secretaria de Estado da Casa Civil, e entre outras, também é possível emitir a identidade em ações de cidadania feitas por órgãos públicos como o Ministério Público.

Qual é a data de validade do RG?

Ao contrário do RG que é expedido antes dos 18 anos, após a maior idade a data de emissão RG mostra a data que foi feita a nova, mas não possui uma data de validade.

Qual é a data de validade do RG
Fonte/Reprodução: original

No entanto, é possível fazer uma nova caso tenha perdido a sua ou queira fazer um novo por estar em mau estado.

Saiba que é cobrado o valor da segunda via, apenas em algumas situações que não aplica como: pessoas que se autodeclararam pobres, homens que já passaram dos 65 anos, mulheres acima de 60 anos, desempregado pelo período maior que 3 meses, erro na digitação constatado em antes de 90 dias, se for roubado ou danificada por algum fenômeno natural (catástrofe) constatado por boletim de ocorrência.

Qual é a foto do RG?

O Registro Geral é um documento com foto que possui data de emissão RG e outras informações importantes sobre o indivíduo. Atualmente, a foto que é inserida em seu documento é tirada na hora. O formato dela é 3×4. Para ficar bem alinhada, é preciso que a pessoa mantenha a postura, olhe na direção da câmera e fique com a cabeça reta.

A pessoa responsável por tirar a foto, indicará o lugar que deve sentar para tirar a foto. Terá uma parede branca ou um banner branco, dessa forma você será o centro da imagem. Ao sentar, ele te dará orientações de como se posicionar.

Em alguns casos, mostram e deixam você escolher se ficou boa ou não. Assim, decide se quer tirar outra. No entanto, não é sempre assim.

Nesse momento, você já sabe localizar a data de emissão RG e como é tirada a foto para o seu documento. Se possui um amigo ou familiar com a mesma dúvida que você, compartilhe esse artigo.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.