O ano começou e uma das notícias que está interessando os professores, é sobre o pagamento de bons para professores em 2010. O bônus é para professores da rede estadual e funciona como uma recompensa para aqueles professores que alcançaram a meta de desenvolvimento dos alunos, na melhoria da educação, além de, é claro, manter a periodicidade nas aulas e dar o bom exemplo.
A grande questão envolvendo o bônus para professores de SP é a data que o tal bônus irá sair, afinal, já foram noticiadas diferentes datas que acabaram deixando os professores ansiosos por nada, afinal, a promoção para professores em 2010 não deu as caras e ficou só no papel.
Mas, segunda a Secretaria da Educação de São Paulo a data agora foi definida e não deixará os professores na mão e terá um mecanismo bem simples: Primeiro, o professor terá o bônus em 2010, definido através do IDESP, que é o Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo, e as faltas do professor, que se não tiver nenhuma ausência durante o ano, terá o bônus de 2,4 salários, incluindo gratificações, se o professor tiver metade dos dias de trabalho de faltas, então o bônus também será reduzido pela metade, se o número de ausências ultrapassarem a metade de dias de trabalho, a secretaria colocará um limite nessas faltas para que o professor receba o bônus, quem faltou demais, não recebe nada!
Essa definição de um limite é, também, uma tentativa de diminuir o número de faltas dos professores na rede estadual, em 2008 uma lei foi instituída para que o número de faltas com atestado médico fosse no máximo de seis. Mas indo ao que realmente interessa, o pagamento de bônus para professores não deve demorar muito a chegar, assim, o Idesp, que é o parâmetro de avaliação, sairá no dia 24 e o bônus será depositado na conta dos servidores até o dia 30 de março, mas o que resta saber é se esse prazo será cumprido ou não, já que em 2009 a data definida era o fim de março e acabou saindo apenas em abril.
Agora resta aos professores da rede estadual torcer muito para que o bônus para professores de SP saia na data prevista e que os bons professores, que ajudam a construir o futuro, que são as crianças e os adolescentes, recebem a sua recompensa pelo trabalho bem desenvolvido.
1 comentário
Lamento, tais decisões para o pagamento do bônus,pois, esse dinheiro só apareceu as caras com a morte do Mário Covas e inclusive o aumento do pão de cada dia-dia, chamado VR, na ansia da sua morte, deixou a elite desconfortada pela informação pública, e a continuidade do repasse em nome do bônus, o primeiro repasse foi tão simples e inesperado,e de alguns anos tem se criado tanta dificuldade para devolver aos profissionais da educação ,um dinheiro que entende ser nato desta pasta, são tantos segredinhos para repassar