DATAPREV INSS 2023 – Consultas, Benefícios, Requerimentos

O DATAPREV INSS 2023 tem como objetivo ajudar você nas mais variadas formas, facilitando a consulta online de extratos de pagamentos e outros serviços e benefícios oferecidos pelo governo. A seguir você vai conferir um guia completo sobre o site do INSS e todos os seus recursos.

DATAPREV INSS 2021
DATAPREV INSS 2023 – Consultas, Benefícios, Requerimentos (Foto: Reprodução Dataprev)

O que é Dataprev INSS? A Dataprev é uma empresa pública que fornece soluções de tecnologia da informação e comunicação para o aprimoramento e a execução de políticas sociais do estado brasileiro. Um dos seus clientes é o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Para o INSS, a empresa presta serviços como o processamento do pagamento mensal de mais de 30 milhões de benefícios previdenciários, além de ser responsável pela aplicação online que faz a liberação do seguro desemprego.

DATAPREV INSS 2023 – Consultas, Benefícios, Requerimentos

Previdência Social é o órgão responsável pelo seguro social de milhões de trabalhadores. Assim, aqueles que contribuem de forma efetiva com o INSS desfrutam de diversos benefícios previdenciários, caso não tenham condições de exercer as atividades profissionais ou estejam interessados em receber a aposentadoria.

Trabalhando em conjunto com a Previdência Social, o INSS DATAPREV mantém um catálogo de benefícios para atender todas as necessidades dos aposentados e pensionistas do INSS. Graças à modernização do sistema Dataprev, os serviços prestados pela Previdência se tornaram mais ágeis, seguros e eficientes. São 92 anos que a Previdência se encontra em atividade, garantindo ao contribuinte e sua família assistência financeira em diversas situações.

Como acessar serviço do Dataprev

O primeiro passo é digitar, em seu navegador, o endereço eletrônico www.previdencia.org.br. Ao entrar na página, escolha o serviço desejado, entre as várias opções disponibilizadas pelo órgão (consulta de benefício, extratos, etc).

Vale lembrar que para buscar as informações Dataprev consulta INSS na página é necessário ter em mãos dados como CPF, nome do contribuinte, data de nascimento, número do benefício e outras informações.

Benefícios DATAPREV INSS

Antes de conhecer melhor os serviços online INSS Dataprev, confira os detalhes sobre alguns dos benefícios oferecidos pela Previdência Social.

  • Inss Aposentadoria Especial: acontece quando o contribuinte assumiu funções profissionais que oferecem riscos a sua saúde. A exposição aos agentes nocivos químicos deve ser comprovada junto com o tempo de trabalho (15, 20 ou 25 anos pelo menos).
  • Inss Aposentadoria por Idade: homens com 65 anos e mulheres com 60 anos de idade podem solicitar o benefício, desde que cumprido o tempo mínimo de contribuição exigido. Os trabalhadores rurais podem se aposentar com 5 anos a menos de serviço.
  • Inss Aposentadoria por Tempo de Contribuição: Para receber a aposentadoria integral, homens devem ter 35 anos de contribuição, enquanto para as mulheres, o tempo de contribuição é de 30 anos. No caso de aposentadoria proporcional, é preciso ter idade e tempo de contribuição mínimo: os homens têm que ter idade mínima de 53 anos e 30 de contribuição e para as mulheres são 48 anos de idade e 25 anos de contribuição.
  • Inss Aposentadoria por Invalidez: para ser considerado inválida diante do INSS, a pessoa precisa comprovar que se vitimou em algum acidente, e nem precisa ser necessariamente um acidente de trabalho. Uma doença com sequelas graves também pode deixar a pessoa inválida, por isso ela terá que entrar com o pedido de afastamento do INSS.
  • Inss Auxilio Acidente: se a pessoa sofrer algum acidente de trabalho, em casa ou de carro por exemplo, ela pode pedir o afastamento por meio do INSS e receber um valor de 50% do salário, pelo período de afastamento.
  • Inss Auxílio Reclusão: benefício fornecido aos dependentes dos contribuintes que foram presos.
  • Inss Auxílio Doença: comprovado por perícia que o trabalhador encontra-se doente, ele tem o direito de solicitar o benefício durante o período que estiver afastado do cargo.
  • Inss Salário Maternidade: o salário maternidade é pago à segurada que se encontra afastada de suas atividades no trabalho por motivo de parto, adoção, aborto, desde que não seja um criminoso ou que tenha guarda judicial com finalidade de adoção.
  • Inss Salário Família: o salário família é pouco conhecido e o seu pagamento é realizado para as pessoas que tenham crianças e adolescentes em casa com idade de até 14 anos completos (em caso de crianças sem deficiência e que os pais se afastam do serviço por algum motivo visto no regimento do INSS).

Mas se a criança for portadora de algum tipo de problema que a torna alguém que não poderá trabalhar o resto da vida, o pagamento do benefício é feito. Atualmente, o valor pago nessas situações varia entre R$ 37,18 a R$ 1.089,72, de acordo com as condições da criança e a forma de afastamento dos pais.

  • Inss Pensão por morte: benefício pago à família do contribuinte falecido.

Aposentadoria Inss Dataprev

Através do site oficial do INSS, o contribuinte pode consultar o valor a receber da sua aposentadoria. Assim como nos demais benefícios, para consultar a aposentadoria é necessário acessar o site do INSS (Acesse AQUI) e preencher os campos do formulário com o número do benefício, data de nascimento, nome do beneficiário e CPF.

Inss Dataprev
Por meio do site do Dataprev você pode tirar o extrato de seu beneficio (Foto: Divulgação)

Requerimentos para cada tipo de aposentadoria

Para que você encontre os requerimentos necessários DATAPREV INSS, selecionamos os principais abaixo:

  • Auxílio-doença/ Perícia Médica;
  • Auxilio-doença para Empresa Convenente;
  • Salário-maternidade;
  • Pensão por morte.

Qual o valor da minha aposentadoria?

O valor da aposentadoria varia de acordo com vários fatores, sendo um deles o tempo de contribuição, se a pessoa se aposentou por tempo de serviço ou pela idade. O cálculo online da aposentadoria pode ser feito na página do INSS (digite os dados solicitados na página para simular o valor).

Simulação Aposentadoria

É possível simular valor de aposentadoria pela internet. Para isso, é necessário acessar o site da Previdência Social Dataprev (Acesse AQUI), informar o seu NIT (PIS/PASEP/CICI) e digitar os caracteres especiais. A consulta é feita na hora e depois disso, se desejar dar entrada na aposentadoria, é só ir a uma agência do INSS após agendamento prévio.

Consulta Extratos de Pagamentos

Para conferir o valor que vai ser pago pelo INSS, você deve acessar a opção “Extrato de Pagamento de Benefício“, no site do INSS (confira as instruções abaixo).

No sistema de emissão de extratos dataprev, o contribuinte deve informar o número do benefício, data de nascimento, nome completo e CPF, além de digitar os caracteres exibidos na página. Em seguida, basta clicar em “Visualizar”.

O Extrato do INSS reúne informações sobre cadastro e remuneração, expondo um perfil completo do contribuinte. O Extrato Previdência Social deve manter o mesmo sistema de acesso, contando com a tecnologia do processamento de dados Dataprev.

Marcar Perícia INSS Pela Internet

Para agendar perícia no INSS, acesse a opção de agendamento online INSS (Acesse AQUI), no site da Previdência, e siga as instruções na tela. Você vai precisar de informações como:

  1. NIT, nome completo da mãe, PIS/PASEP/CICI, nome completo da pessoa que faz o requerimento via INSS e data do nascimento.
  2. – Categoria do contribuinte
  3. – Data do último dia de trabalho ( se estiver empregado), CID apontado no atestado médico (em caso de afastamento de acidente de trabalho) e CNPJ da Empresa;
  4. – CPF e Nome do Empregador se a pessoa for empregado doméstico;
  5. – Atenção é recomendado que a pessoa verifique se o endereço no cadastro do INSS está certo antes de fazer o pedido pelo INSS. Ligue 135 para verificar.

Endereços agências do INSS

inss-dataprev-consultas-beneficios-requerimentos-1

Precisando ir a uma agência da Previdência para resolver algum problema? Os endereços agências INSS podem ser consultados na página “Rede de Atendimento“. Clique no link “Encontre uma agência” e forneça as informações solicitadas, para pesquisar a unidade mais próxima de você.

Benefícios do INSS

O INSS oferece aos contribuintes inúmeros benefícios, liberados de acordo com a perícia médica, que comprova o problema que impede de trabalhar permanentemente ou temporariamente, ou até o tempo de contribuição nos casos de aposentadorias e certos afastamentos.

Qualquer contribuinte pode consultar situação do benefício Dataprev INSS. Para tanto, basta acessar o site do Dataprev (Acesse AQUI) e digitar os dados solicitados.

Confira a listagem completa de benefícios do INSS.

Consulta INSS Detalhamento

A consulta detalhada do INSS nada mais é que o seu extrato Dataprev detalhado. Clique aqui para consultar.

Benefícios do INSS para Empregada Domésticas

O INSS oferece alguns benefícios para empregadas domésticas. Assim como os demais trabalhadores que contribuem com o INSS, as empregadas domésticas recebem o auxílio-doença, auxílio-maternidade, aposentadoria por invalidez, por idade ou por tempo de serviço.

O procedimento de solicitação desses benefícios é o mesmo que os dos demais contribuintes. Para solicitar benefícios, os empregados domésticos precisam agendar atendimento por meio do telefone 135 ou através do Dataprev online (Acesse AQUI).

Veja como verificar o extrato do seu benefício (Foto: Divulgação)

Para solicitar a guia da previdência social online, vá à página Dataprev Previdência (Acesse AQUI) e preencha os dados com atenção, para evitar qualquer tipo de problema com a GPS. Ela pode ser gerada para um mês específico ou para um período, desde que inferior a cinco anos.

Ouvidoria da Previdência

Confira, a seguir, como conversar com a Ouvidoria do INSS:

  • Telefone: 135
  • Site: www.mpas.gov.br ( para agendar ou solicitar benefício)
  • Site: www.previdenciasocial.gov.br (opção: reclamação)
  • Telefone: 0800780191
  • Carta: Ouvidoria Geral da Previdência Social, Caixa Postal 09714, cep 70001-970, Brasília, DF

Leia também:

479 Comentários

  • Srs. bom dia, o valora do meu beneficio 156564915-7 referente à aposentadoria do me de março 2017 foi recolhido elo inss, como faço para recebe-lo?

    grato

  • Estou tentando fazer a contagem de tempo de contribuição pelo computador e não consigo.

  • estou tentando consultar o dia de recebimento de um complemento salarial mas no dataprev o estrato de pagamento só da mensagem de erro de processamento qual o motivo para tal

  • boa noite meu sogro pedio o numero do beneficio para o advogado para a nao forneceu o numero o que posso fazer . sempre ele inventa uma historia

  • como saber a data do ´proximo pagamento do beneficio

  • preciso do extrato de janeiro, fevereiro, março 2015 e só estou conseguindo o de abril 2015. O que tenho que fazer?

  • Gilson siga os passos descritos na postagem no subtitulo Consulta Extratos de Pagamentos Dataprev. obrigada

  • como yirar o extrato ?

  • COMO PROCEDER PRA SOLICITAR EXTRATOS DE PAGAMENTO DE COMPETÊNCIAS ANTERIORES ?

  • gostaria de receber o informativo de ganhos referente a aposentadoria do meo marido Alberto pereira de abreu,pois ele precisa fazer declaração de imposto de renda e nao veio o extrato obrigada

  • Quero que me envie o extrato anual de pagamento recebido em 2014 do INSS

  • fies esta pedindo 3 extrato para a minha filha fazer faculdade como eu consi go pegar o extraro de dez de 2014

  • Estou precisando consultar os extrato de pagamento anteriores como fazer

  • Me aposentei com 53 anos, na conta do inss constou 33 anos e 8 meses. Trabalhei em uma empresa durante 23 anos e 4 meses, essa empresa era insalubre. Sera que tenho o direito de revendicar o salário ,normal.Já que na época perdi 20 por centos do meu salário. atualmente tenho 61 ano.

  • Necessito de um extrato completo do INSS contemplando, inclusive, todos (e a soma total) dos empréstimos consignados que sou devedor, tempo(s) restante(s) e os valores de todos os saldos devedores.

    Aguardo urgentemente resposta.

    Rua Poços de Caldas,236/301 – Vila Valqueire – RJ / RJ – CEP 21321-570

    http://www.cezar@yahoo.com.br

    Cenoval Fernandes Cezar

  • esse sistema de consulta extrato de pagamentos ,é muito complicado tem que colocar competencias ,filiaçõa regitro geral cessaçõa da sempre erro no numero de cadastro falta sempre alguma coisa ninguem entende e acaba desistindo de chegar as informaçoes ,do trabalhador ,no inss ninguem faz a contagem so faz a consulta se pedir para imprimir para saber mas assim pedemos um tempo na hora do atendimento ,não pagamos teremos direito de ter um atendimento bom de qualidade .

  • óla ,gostaria de saber como poço acompanha meu histório ,do nit para saber a quantidade paga de contribuições pagas ,já entrei no portal da previdência mas não entendi muito bem como entra para saber sobre essa contagem .gostaria de saber se pala internet consigo ,fazer a impresão .dataprev classe .obrigado .

  • solicito saber porque não consigo, acessar o meu contra cheque.

  • Estou já a 03 dias tentando emitir o meuextrato de pagamentos, porém , o sistema não aceita alegando que os dados estão divergentes, entretanto eu já estou aposentado há quase 19 anos e todos os anos eu tiro este extrato sem problema algum. Podem verifificar o que está havendo.
    Obrigado
    Oduvaldo C. Correa.

  • Gostaria de saber quando termino de pagar o empréstimo consignado que tenho em meu beneficio. Obrigada

  • Bom dia como posso conseguir um extratos dos pagamentos de minha contribuição. Solicito o CNIS.

    Grata.

  • gostaria de saber o seguiunte na data de hoje fui receber meu auxilio doença nos tres meses anterior recebia em torno de 1570 reais e o porque hoje recebi somente 1068 reais obrigado?

  • Senhores.
    É dificíllimo conseguir saber qual o pagamento do meu benefício.
    Está cada vez pior.
    Eu aos 86 anos de idade, debilitado, não consigo saber o quanto vou receber,a não ser que desloque ao Banco ?????? Porquê.?
    Tenho todos os dados necessários e Senha mas, não existe na Internet um formulário (como antigamente) para se preencher obter o que interessa.Só mostram o que lhes interessa .
    Para o Cidadão, é difícil
    Tentam “empurrar empréstiomo consignado.
    É uma vergonha, tanto do INSS como da DATAPREV.

  • Recebo meu benefício pelo bradesco a mais de dez meses e a caixa econômica me manda menagem também a mais de dez meses, para fazer prova de vida,já comuniquei pessoalmente e por telefone que já fiz a prova de vida no bradesco em fevereiro de 2014 e as mensagens continuam, e o pior é que alertam que pode haver bloqueio do benefício. Meu número de benefício é:1508692219.

  • Necessito da carta da segunda via da carta de concessão como fazer ,posso conseguir via internet?

  • Estou tentado tirar meu estrato mensal, coisa que faço todos os meses porem não consigo por favor me oriente
    Obrigado

  • eu sofri um acidente de trabalho na empresa ke eu trabalhava fikei em pericia por uns tempos deoois fui cortada tirei a conta da empresa pois era longe e eu nao tinha condiçoes de ir trabalhar la devido eu ter ke ir de ape e nao conseguia andar muito longe devido as dores na coluna e nas pernas entrei com um processo contra o inss pedindo o beneficio mas fui negada fiz pericia judicial recebi uns atrazados em 2009 depois disso nao consegui mais nada minha advogada desistiu de levar o processo adiante o inss alega k tenho pouco tempo de contribuiçao mas fazer oke se tive a infelicidade de sofrer este acidente por favor estou muito doente as dores sao constantes ate morfina ja estou tomando para aliviar um pouco as dores me ajudem por favor preciso de tratamento medico e nao tenho como pagar nao consigo trabalhar me ajudem a sair dessa vida tao sofrida

  • Boa Noite Maria tudo bom, você pode pedi o requerimento do auxílio-doença e o agendamento da perícia médica podem ser feitos pelo telefone 135 – de telefone fixo — ou pelo site da Previdência Social.
    Eles vão avaliar o seu caso , o auxílio-doença previdenciário só deixa de ser pago quando o segurado recupera a capacidade e retorna ao trabalho ou quando se transforma em aposentadoria por invalidez.
    Mas essas informações bem precisas só com uma perícia médica , que pelo site da Previdência Social pode ser feito o agendamento.
    Obrigada espero ter ajudado. Boa Sorte
    Fique atento em breve novos artigos e mas novidades no nosso portal.

  • Boa tarde Ana tudo bom, Para consultar o valor que será pago pelo INSS é necessário acessar o portal http://www.dataprev.gov.br, selecionar o campo reservado ao Extrato de Pagamento da Previdência Social e fornecer o número do seu benefício (sem digitar pontuações e barras entre a numeração), a data de nascimento (com quatro algarismos no campo “ano”), o nome completo do beneficiário e o número de seu CPF (sem pontos, traços ou barras entre a numeração).
    No site também é possível consultar a situação em casos de revisão do benefício. Nesse caso acesse o link do site descrito como Consulta Situação da Revisão do Benefício pelo IRSM 02/94. Para que o resultado seja informado, também, é necessário digitar nos campos informados o número do benefício, a data de nascimento e o nome completo do beneficiário, acompanhado do CPF.
    Caso você esteja tentando e ainda não conseguio não desista, as vezes o site pode fica fora do ar , e passando um tempo normaliza e você segue fazer a sua consulta.
    Obrigada espero ter ajudado. Boa Sorte
    Fique atento em breve novos artigos e mas novidades no nosso portal.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.