Aprenda a fazer uma decoração com tons claros e neutros, valorizando os cômodos da casa da melhor forma possível. A escolha das cores dos móveis, paredes e acessórios é fundamental para determinar as sensações dos moradores. Em geral, elas aquecem, esfriam, ampliam ou diminuem o espaço.
Decoração com tons claros e escuros
Selecionamos algumas dicas de decoração com tons claros e escuros. Confira:
Usando tons claros
Os tons claros são os mais usados na decoração, afinal, eles não se degastam com facilidade e nem enjoam com o tempo. Essas cores, como branco, bege e tons pastel, também contribuem com o layout de ambientes pequenos, pois favorecem a sensação de amplitude e ativam a claridade natural.
Leia mais: Branco e madeira clara na decoração
Por mais que as cores claras nunca saiam de moda, é importante tomar cuidado com os excessos. Um ambiente totalmente branco pode se tornar monótono, frio e pouco aconchegante.
Usando tons escuros
Muitas pessoas sentem medo de usar cores escuras na decoração, como é o caso do cinza, do preto e do marrom. Elas temem deixar os ambientes com um aspecto sombrio e tétrico. A boa notícia, no entanto, é que as cores fechadas estão em alta e podem deixar a sua cada muito charmosa, quando usadas na medida certa.
Tons escuros como marrom, azul marinho, preto e grafite conseguem deixar a decoração sofisticada, sem necessariamente criar um clima pesado. Para obter esse efeito, é fundamental controlar o exagero e fazer combinações estratégicas.
Saiba mais: Preto e Branco na decoração da casa
A decoração do espaço não precisa se resumir à combinação de cores neutras, muito pelo contrário. Você pode suavizar os tons escuros com cores vibrantes e fortes, como é o caso da combinação amarelo e grafite, que deixa o cômodo com um ar urbano e contemporâneo. Já a combinação de marrom com azul ou rosa tem conotação de gênero, ou seja, é muito legal para trabalhar em ambientes femininos e masculinos.
Misturando de tons claros e escuros
O ideal é realizar a mistura de tons claros e escuros na decoração, a fim de criar um ambiente leve, receptivo e aconchegante. Se decorar com marrom parece muito pesado, então vale à pena incluir alguns elementos nas cores branco ou bege. Para não criar uma transição muito ríspida, o ideal é substituir o branco tradicional por uma cor clara suave, como é o caso do champanhe.
Veja também: Tendências de cores na decoração 2016
Agora você já tem boas ideias para fazer decoração com tons claros e escuros. Continue no Mundo das Tribos e veja muitas outras matérias inspiradoras para decorar a casa.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.