Decoração externa com cerca viva

A cerca viva protege e delimita o jardim

A cerca viva é um elemento que tem sido muito valorizado pelo paisagismo, sendo capaz de contribuir com o visual das áreas externas. Funcional e esteticamente bonita, se sobressai e supera os demais modelos construídos com madeira ou alumínio.

Considerada a queridinha dos paisagistas, ela já se revela a solução perfeita para dividir os ambientes da área externa e aproveitá-lo da melhor forma possível. A estrutura formada pelas plantas procura destacar a cor verde e exaltar os elementos da natureza para que o lugar se torne mais bonito.

As vantagens da cerca viva

A cerca viva pode ser definida como um elemento funcional na decoração externa, graças a sua capacidade de delimitar o espaço e proteger o jardim. Os ornamentos conseguem criar cenários belíssimos que chegam a resgatar a elegância dos jardins ingleses e italianos. Quem aposta na cerca viva também proporciona um ar europeu no exterior da casa.

Não são todas as plantas que podem servir de cerca viva

Usá-la na decoração é uma forma de deixar os ambientes mais aconchegantes e favoráveis ao descanso. Os canteiros com flores delicadas ou mesmo as árvores passam a ser protegidos pela cerva viva, evitando as agressões causadas por ventos e chuvas.

Antes de elaborar um projeto, procure conhecer as medidas do espaço e quais as espécies de plantas são adequadas para a montagem de uma cerca viva. As orientações de um paisagista são importantes para fazer um bom trabalho de decoração externa e depois dar conta dos cuidados que envolvem a manutenção.

Como fazer uma cerca viva?

Uma boa sugestão de planta para se construir cerca viva é a Murta, que garante um fechamento perfeito na estrutura. Depois de plantar os arbustos, eles poderão ser podados da forma que o morador achar mais conveniente e assim delimitar a altura.

Cerca viva informal

Usar a Murta na montagem da cerca também é viável porque a planta não requer muita manutenção, tem resistência e suporta o sol pelo seu perfil rústico. Com o tempo, os arbustos se desenvolvem, ficam mais vistosos e podem até dar flores que embelezam e perfumam a área externa da casa.

O plantio da Murta para montar a cerca viva deve ser feito com três unidades da planta por metro. Para manter os arbustos bonitos e em bom estado, se preocupe em utilizar um adubo de qualidade e nos primeiros 15 dias, molhe as Murtas diariamente.

Tipos de cerca viva

Cerca viva formal: as formas são geométricas e compactas, sendo que a estrutura preza pela elegância.

Cerca viva informal: com maior liberdade para podar, devido às formas livres e menos carregadas.

Escolha o tipo de cerca viva ideal para o seu jardim e esclareça as dúvidas com um paisagista.

Isabella Moretti

Publicitária, pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais. É também empresária e CEO & Founder do ViaCarreira

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.