Entre os vários serviços oferecidos pelos bancos aos clientes da modalidade pessoa jurídica, um dos mais utilizados é o depósito identificado, que surge como alternativa para que a empresa receba as quantias devidas por determinadas pessoas.
Geralmente, o depósito identificado é oferecido como forma de pagamento ao cliente quando há alguma negociação envolvendo determinados valores devidos por ele à empresa, e que a empresa precisa confirmar a quitação da dívida por aquele consumidor.
Através desse tipo de depósito bancário, é possível quitar contas de operadoras de telefonia, TV por assinatura e internet em atraso e também efetuar o pagamento de vários outros tipos de dívidas com as empresas que disponibilizam esse serviço aos seus clientes.
Saiba mais: Depósito judicial BB
O que é o depósito identificado
O depósito identificado é uma das formas mais simples e segura para efetuar pagamentos, tanto para quem deposita quanto para quem recebe, já que a empresa beneficiada pela quantia depositada fica sabendo na hora quem foi a pessoa responsável pelo crédito em sua conta corrente.
Os procedimentos para realizar o depósito identificado variam de banco para banco, mas de uma forma geral consistem em fornecer ao cliente um código numérico (ou alfanumérico) que deve ser apresentado na hora do depósito. É através dele que a empresa fica sabendo quem é o depositante e a hora em que o valor foi creditado em sua conta, entre outras informações.
Como tais códigos são personalizados, eles podem ser usados para identificar o CPF ou o CNPJ do depositante, se transformando em uma excelente opção para as empresas naquelas operações em que elas necessitam saber quem realizou o depósito, informação que irá aparecer no extrato.
Confira a lista: Código de bancos nacionais
Como fazer o depósito identificado
Para fazer o depósito identificado, primeiramente o consumidor deve entrar em contato com a empresa que irá receber o crédito, para que ela lhe passe as informações (código do banco, número da agência, número da conta, valor, etc) e o código identificador. Há também as empresas que fornecem formulário avulso de depósito identificado, pronto para ser preenchido.
De posse desses dados, basta ir à agência mais próxima e fazer o depósito identificado diretamente na boca do caixa, informando ao atendente que deseja utilizar esse serviço. Em alguns bancos, essa modalidade de depósito também pode ser feita nos terminais de autoatendimento ou através dos serviços de internet banking.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.