Descontar cheque vale a pena? Confira!

O cartão de crédito sem dúvidas se tornou uma grande forma de pagamento atual, o que deixou o cheque de lado consideravelmente. Mas muitas pessoas ainda utilizam desse meio para efetuar compras, por exemplo. Alguns estabelecimentos até informam que preferem esse formato do que outros existentes.

Ele já foi considerado um dos meios de pagamentos mais usados, mas com as exigências dos estabelecimentos em relação ao mesmo, fez com que a retração para o uso ficasse muito grande. E para quem quer utilizar o formato, ainda tem grandes dúvidas sobre como descontar um cheque, para isso vamos dar algumas informações abaixo.

O que significa descontar um cheque?

Significa que você irá até um banco onde aquele respectivo cheque foi emitido, e irá validá-lo no caixa com a assinatura da pessoa que o preencheu. Com isso o funcionário faz a “troca” do papel de cheque pela quantia em dinheiro estabelecida na descrição do cheque informado.

O que significa descontar um cheque

Fonte/Reprodução: original

Vale a pena descontar cheque?

Descontar cheque vale muito a pena caso tenha recebido esse tipo de pagamento. Isso porque quanto antes fizer a solicitação do valor referido, menos é a chance de descontar o mesmo e estar sem fundo, o que significa que o indivíduo que o emitiu não tem o valor em sua conta bancária para efetuar o pagamento.

Como posso fazer o desconto de um cheque?

Um dos formatos mais usados para descontar um cheque é diretamente com o caixa do banco que o emitiu. Diversos bancos demonstram uma facilidade para fazer esse tipo de operação, e em questão de minutos você consegue o valor determinado no cheque. E para te ajudar abaixo tem algumas opções para isso.

Diretamente no Caixa

Essa é a forma mais fácil para você conseguir descontar o seu cheque, caso ele tenha estabelecido uma data, é necessário para não haver constrangimentos, que você aguarde a data prevista e vá até o caixa para resgatar esse valor, para não haver possibilidades de não ter fundo.

Através de intermediários

Existe além da possibilidade acima, a forma de descontar o valor com um intermediário mais conhecido como agiota. É uma forma que não recomendamos para fazer esse tipo de negócio pois o cheque pode ficar sem fundo na hora que o intermediário resolver descontar. Além do valor ser bem mais caro quando pego com essas pessoas.

O cheque é um formato muito simples para quem deseja passar quantias maiores atualmente, pois com a facilidade de emissão de um cartão de crédito, ela ficou de lado para certas transações.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.