Só de pensar naquela reforma da casa você fica com dor de cabeça? Calma, pois essa experiência pode ser prazerosa do começo ao fim. Em geral, os transtornos são passageiros e as benfeitorias duradouras. Pense que a reforma do seu lar é um modo de deixar o espaço mais harmônico, bonito, funcional e do jeito que sempre sonhou.
Casa desarrumada, poeira para todo lado, orçamento estourado e atrasos na entrega da obra acontecem na maioria dos casos. Porém, se você tomar alguns cuidados os riscos desses transtornos te assombrarem diminuem e muito. Veja algumas dicas para que a reforma da sua casa corra da forma mais tranquila possível.
Planejamento
Se a obra não for um caso emergencial, vale à pena esperar mais um pouco e guardar um dinheiro. Faça pelo menos três orçamentos e veja mais ou menos quanto que você vai gastar para fazer tudo que precisa, levando em consideração a média dos preços. Junte um valor acima do que chegou durante os seus cálculos. Essa reserva de dinheiro vai evitar estresse se por ventura o valor sair daquilo que foi esperado.
Indicação
Um dos maiores problemas das reformas residenciais é com relação à mão de obra. Por procurar o melhor preço algumas pessoas são vítimas de golpes. Contratam prestadores de serviços que não cumprem com o combinado e acabam recebendo parte do dinheiro (ou até ele todo) e desaparecendo do mapa. Outros até fazem o serviço, mas o problema é o resultado. Para tentar fugir desse tipo de inconveniente, contrate sob indicação.
Qualidade
Às vezes o barato sai muito caro. Na hora de comprar o material priorize a durabilidade. O que não significa que você deva comprar o mais caro. Ouça as dicas do arquiteto e dos demais profissionais que estão atuando na reforma. Certamente eles saberão quais materiais são os melhores. Procure também a opinião de usuários na internet.
Paciência
Tenha paciência em todos os sentidos. Não queira que a obra termine do dia para a noite e não fique cobrando que os pedreiros trabalhem 24 horas por dia para que as coisas sejam rápidas como você quer. Lembre-se que eles precisam se alimentar e descansar. Também não se irrite com a bagunça. Procure ficar pouco tempo no espaço escutando o barulho típico da reforma e tendo contato com a sujeira. Respeite o combinado sempre.
Pagamento
E por fim, jamais deixe de fazer o pagamento dos profissionais que trabalham para você em dia. Eles vivem disso e contam com o dinheiro para pagar as suas contas. Seja justo, não pechinche demais, pagando um preço abaixo do mercado. E combine dias para pagá-los de acordo com etapas concretizadas da obra. Dessa maneira você tem respaldo de que o trabalho será efetuado o mais próximo do prazo possível.
Aproveite essas dicas para que sua reforma dê certo.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.