Dicas para aproveitar o tempo sem emprego

Perder um emprego é sem dúvidas algo muito difícil para a maioria das pessoas, uma vez que, além de vivermos em uma sociedade onde o capital é fundamental para que possamos sobreviver e assim arcar com as nossas obrigações financeiras, notamos que as oportunidades no mercado estão cada vez mais difíceis, devido aos já conhecidos problemas que o Brasil vem enfrentando neste âmbito.

Entretanto, em meio a euforia dessa situação, vale a pena colocar a mente em frente às emoções para definir novas metas e objetivos. Pensando nisso, veja a seguir algumas sugestões para aproveitar o tempo sem emprego e use esse período para se transformar em um profissional melhor e mais consciente:

Veja como usar o tempo a favor da melhoria de suas condições de vida (Foto: Divulgação)

Faça uma reflexão

Existem duas maneiras de você ser mandado embora de um emprego. A primeira delas é de fato alguma crise inerente à empresa, a qual ocasionou um corte nos funcionários para a redução de custos. A segunda é o fato de você não estar atuando como um funcionário exemplar, de forma que então se fez necessário substituir a sua força de trabalho pela de alguém mais eficiente, capaz de oferecer progresso à companhia.

Por isso, comece a aproveitar o tempo sem trabalhar para fazer uma reflexão sobre você mesmo, sobre os pontos em que deveria melhorar para se tornar um trabalhador justo e responsável. Até mesmo ante uma crise as empresas não abrem mão de seus melhores funcionários, os quais estiveram sempre dispostos a ajudar naquilo o que fosse necessário. Sendo assim, tenha em mente que, se uma demissão aconteceu, existe algo dentro de você que está errado e que por conseguinte você deverá melhorar. Aproveite seu tempo disponível para pensar sobre isso e também para melhorar a sua autoestima.

Use o tempo livre para conhecer os seus erros e não repeti-los novamente (Foto: Divulgação)

Traçando novas metas

Depois de refletir sobre sua conduta, sobre os aspectos que você não está de acordo dentro de si mesmo, agora é hora de definir novos planos e metas e avaliar aquilo que você quer para a sua vida. Para isto, não é necessário parar de fazer o que se está fazendo, mas sim dispor de um tempo para pesquisar sobre aquilo que poderá ser melhor para você.

A título de exemplo, no caso de você trabalhar com internet e sofrer constantes problemas com este recurso, pegue o seu tempo para trocar os planos de banda larga, configurar o seu computador, organizar a casa gastando pouco e, se necessário, até mudar de residência caso o local não ofereça o suporte que você precisa para a sua vida.

Trabalhe para uma reestruturação de uma nova forma de pensar e use este tempo para criar também um ambiente também favorável ao progresso.

Organize-se para atrair novas oportunidades (Foto: Divulgação)

Envolva-se em um trabalho voluntário

Engana-se quem pensa que o trabalho voluntário é apenas uma ferramenta para auxiliar os necessitados. Esta modalidade de serviço oferece uma oportunidade ao trabalhador para que ele mude o seu motor interno, isto é, a razão pela qual ele se levanta todas as manhãs e se dirige ao emprego. Esta é uma chance de aproveitar os dias sem emprego doando-se por uma causa justa, um momento no qual você irá trabalhar a construção de uma pessoa melhorada internamente. Mesmo que a atividade externa seja bem simples, como varrer o chão a título de exemplo, pelo fato de ser voluntário, você deverá fazer isso sem nenhum interesse pessoal em mente.

Afinal das contas, imagine a si mesmo como dono de uma empresa: você contrataria um funcionário que se limita sempre a desempenhar suas tarefas, trabalhando o mínimo possível pelo máximo de benefícios, ou aquele que está sempre de prontidão, olhando para o coletivo nas situações que visem o progresso da empresa e não somente o seu lado pessoal? O progresso da companhia em que você estará será sempre o seu próprio progresso e virá como consequência de seus esforços.

Aprenda a doar-se para ser um profissional eficiente e responsável (Foto: Divulgação)

Crie outra visão sobre o dinheiro

Outro ponto importante é o dinheiro. Não se deixe levar pelas emoções, pois na maioria das vezes compramos coisas que não precisamos e com o dinheiro que não temos, nos envolvendo em um ciclo sem fim de dívidas, trabalhando incessantemente para pagá-las.

Para não só aproveitar o tempo sem trabalho como também as próximas oportunidades que virão, mude o seu conceito sobre o que de fato seja o dinheiro e sobre a visão corrompida que temos sobre ele. O dinheiro será bom se dele fizermos um uso relevante ao passo que será mal se com ele nos escravizarmos pelo seu poder de compra.

Mude sua visão sobre tudo, que tudo mudará para você (Foto: Divulgação)

O capital sempre será a consequência dos nossos esforços e não objetivo final do trabalho. Mudando essa visão sobre a vida, novas oportunidades se abrirão, porém não se esqueça de fazer um bom curriculum e ir à caça de um novo trabalho. Boa sorte!

Leia também:

1 comentário

  • obrigada , gostei muito foi como um conselho para mi mim abrir os olhos

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.