Dicas para cuidar da voz

Alguns cuidados são essenciais para a saúde das cordas vocais.

Muita gente acaba não levando muito a sérios os cuidados com a voz e o resultado é rouquidão, dor na hora de falar, coceira e aspereza na garganta, especialmente nos casos de quem canta ou trabalha falando o dia inteiro.

Em situações complicadas, é bastante comum observar quer as pessoas buscam o auxílio de um profissional qualificado quando o problema está em um estágio mais avançado, piorando o prognóstico e tornando o tratamento mais difícil. O ideal é prestar atenção em sinais que indicam que algo vai mal, como dor e dificuldade para falar.

Se preocupar com a saúde vocal é fundamental para garantir o bom funcionamento do aparelho fonador de qualquer pessoa, e alguns cuidados básicos ajudam a prevenir diversas doenças nas cordas vocais. Confira algumas dicas:

1.     Evitar o cigarro

A nicotina, por si só, traz inúmeros malefícios ao organismo, mas quando associada ao calor da fumaça, atua ressecando as cordas vocais e promovendo a rouquidão. O resultado pode ser um esforço extra na hora de falar, prejudicando a musculatura.

O cigarro tráz inúmeros malefícios.

2.     Diminuir ingestão de cafeína

A cafeína associada à alta temperatura da bebida age semelhantemente ao cigarro, promovendo a desidratação das cordas vocais além de aumentar a acidez estomacal, que pode resultar em refluxo e ardência na hora de falar.

3.     Bebidas alcoólicas

Algumas pessoas pensam que as bebidas com álcool ajudam a aquecer a voz, o que não passa de um mito. O que acontece realmente é que essas substâncias anestesiam a região e consequentemente diminuem a sensação de dor, mas quando o efeito passa, o problema volta.

4.     Bebidas geladas

A maioria das pessoas evita beber substâncias geladas, como meio de preservar a voz, mas especialistas lembram que não há nada comprovado sobre essa questão. O que se observa, na prática, é que a sensibilidade à ingestão de bebida geladas varia de pessoa para pessoa, e por isso é dever de cada um ter essa percepção.

5.     Ar condicionado apenas com moderação

O problema de ficar em ambientes refrigerados é que, além de comprometer as cordas vocais, os condicionadores de ar podem alterar a respiração e prejudicar ainda mais a voz. Por funcionar desumidificando o ambiente, resulta num ressecamento do aparelho fonador e faz com que seja preciso um esforço a mais para produzir o mesmo som que o indivíduo produziria se não estivesse exposto ao condicionador de ar.

6.     Muita água

Nada proporciona maior benefício para as cordas vocais do que a ingestão de muita água, que garante hidratação e elasticidade para o aparelho fonador, além de assegurar sua limpeza, conferindo muito mais saúde para enfrentar qualquer situação sem muita dificuldade.

Beber bastante água é fundamental.

Para evitar problemas mais graves, como calos e nódulos nas pregas vocais, e ficar livre de surpresas desagradáveis como a perda de voz e dificuldade para falar, é importante colocar em prática todas as dicas que foram dadas e ficar atento a qualquer sinal de complicação, que pode exigir uma visita ao médico.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.