Dicas para dar banho em cachorros

Atualmente, é grande o número de pessoas que entregam seus pets aos cuidados de terceiros, especialmente em relação ao banho e à tosa. A escassez de tempo é um dos motivos mais comuns, mas também pode ser por falta de espaço ou prática para a tarefa. De fato, lavar os cães pode ser uma tarefa um tanto complicada, quando não se sabe ao certo como isso deve ser feito. Eles podem oferecer resistência, tornando o banho um verdadeiro suplício. Mesmo assim, muitas pessoas preferem fazê-lo, em casa, principalmente quando têm um quintal à disposição. Veja algumas dicas para dar banho em cachorros.

A água deve estar em temperatura agradável (Foto: Divulgação)

Preparando o banho

É indicado banhar o pet com água em temperatura que não o incomode ou prejudique a sua saúde. Ela nunca deve ser gelada, nem quente demais. A temperatura da água para dar banho em cachorros deve ser agradável. Por isso, ela deve estar morna ou em temperatura ambiente. Uma boa dica é usar o chuveiro, higienizando o banheiro, após a tarefa. Caso tenha um espaço maior, pode-se encher uma grande bacia com água, deixando-a ao sol, durante uns 30 minutos, lavando o cão, dentro dela.

Se houver uma bacia para o cãozinho, será ainda mais fácil (Foto: Divulgação)

É muito importante proteger os ouvidos do cão. Uma bolinha média de algodão, em cada ouvido, é o indicado, reservando outras duas para troca, caso estas se molhem. O ouvido do cachorro não pode ser molhado, em hipótese alguma.

Também existem pomadas especiais para proteger os olhos do cachorro durante o banho. Elas evitam o contato com água e sabão.

Como dar banho em cachorros

Deve-se começar o banho do cachorro, jogando água em suas patas e subindo pelo corpo, lentamente. Passa-se peça barriga e, depois, pelas costas do animal. Deixe a cabeça para o final. Isso fará com que o animal se acostume com a temperatura da água, evitando a mudança brusca e, consequentemente, a resistência do cão. Depois que os pelos estiverem bem molhados, é hora de aplicar o produto adequado para a lavagem. O tipo de shampoo ou sabão dependerá do dono. Uma dica é espumá-lo e esfregá-lo bastante, com um sabão neutro, em barra. No final, pode-se aplicar um shampoo para cachorro, apenas para perfumá-lo.

Se houver alguém para ajudar, será mais fácil manter o cão quieto (Foto: Divulgação)

Outra dica é aproveitar que os pelos estão molhados e fazer uma inspeção na pele do cão, verificando se há carrapatos, ferimentos ou caroços. Ao lavar a cabeça do cachorro, verifique se o algodão não está molhado, deixando a água passar. Se possível, peça ajuda para que alguém tape as orelhas, enquanto a cabeça é lavada.

Finalizando o banho, no momento de secar o cachorro, vale a pena usar uma toalha felpuda, retirando o excesso de água e, em seguida, pode-se levar o pet para um banho de sol ou para uma secagem com secador de cabelo, que deve ficar distante do corpo do animal.

Veja como cuidar dos dentinhos do pet: Dentes de cachorro: como cuidar

Saiba como evitar a queda dos pelos: Queda de pelo de cachorro: como evitar

Leia também:

1 comentário

  • Tenho duas Shih tzus e gasto uma fortuna com Pet Shop por ano para dar banho nelas todos os fins de semana no decorrer do ano todo.
    Tentei dar banho em casa por um bom tempo, mas não sei porque, mesmo usando os melhores produtos do mercado Pet e seguindo todas as instruções para banho e hidratação, minhas Shih tzus acabam formando um monte de nós quando estou banhando em casa. Após o banho eu sempre seco elas com secador e escova, levo mais de uma hora secando e mesmo assim, elas dão nós. Quanto tomam banho no pet, praticamente não tem nós. Por que isto acontece?
    Elas são extremamente peludas e eu não quero tosar.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.