Para quem está em busca de vagas de emprego ou querendo encontrar uma nova oportunidade para mudar de trabalho, as redes sociais podem ser grandes aliadas nessa procura, já que mais da metade dos recrutadores brasileiros usam essas plataformas para caçar novos talentos, de acordo com pesquisa divulgada há pouco tempo.
Quando se fala em pesquisar emprego nas redes sociais, logo vem à cabeça o LinkedIn, maior rede profissional do mundo, que conta atualmente com mais de 200 milhões de usuários registrados em 200 países, conforme as estatísticas oficiais da empresa.
No ar desde 2003, o LinkedIn tem o objetivo de conectar profissionais de diversas áreas, espalhados por todo o mundo, sendo uma plataforma onde os membros podem trocar ideias a respeito do trabalho, divulgar vagas e notícias e manter contato com outras pessoas que atuam no mesmo setor.
Diante de tantos recursos oferecidos pela rede social, não perca tempo em acessar o site www.linkedin.com e crie logo o seu perfil, mas não deixe de conferir antes as dicas para impulsionar sua carreira com o LinkedIn.
Conheça mais opções: Redes sociais para carreira e emprego: quais são
Leia também: Aprenda a usar o LinkedIn
Atualize seu perfil com frequência
Procure manter seu perfil no LinkedIn sempre atualizado, preenchendo todos os espaços disponíveis, principalmente aqueles relativos aos trabalhos anteriores e à sua escolaridade. Sempre que houver alguma mudança nessas informações, não se esqueça de fazer as alterações. Com relação à foto, prefira uma imagem mais profissional e que transmita algo positivo.
Crie novas conexões
Quanto mais pessoas você tiver na sua rede de conexões maiores serão as chances de ser indicado para alguma vaga de trabalho. Por isso é importante cultivar os relacionamentos no LinkedIn, começando pelas pessoas que você conhece, que podem lhe indicar novos e interessantes contatos na rede.
Esteja sempre em contato com profissionais da sua área de interesse
Se você tem aptidão e interesse em trabalhar na área de Informática, por exemplo, procure estar sempre em contato com pessoas que atuam nesse segmento, pois normalmente elas estão por dentro de tudo o que acontece no setor e podem passar boas dicas, além de lhe mostrar os caminhos para conseguir uma oportunidade de emprego.
Não misture o lado pessoal com o profissional
Evite postar informações que nada tenham a ver com a vida profissional em seu perfil, como fotos de festas, brincadeiras com amigos, passar cantadas, etc. Além de lhe deixar em situações constrangedoras, tais atitudes podem atrapalhar as suas tentativas de ser bem sucedido no LinkedIn.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.