Dicas para Lidar com Alcoolismo na Família

Hoje vamos trazer um tema que tem atingindo a muitas pessoas e consequentemente a sua família, que é o alcoolismo.
O alcoolismo hoje já se sabe que este é uma doença e não uma fraqueza, vários estudos já comprovaram que já é uma doença mais que um vício. È uma dependência criada pelo corpo e pelo psicológico em consumir o álcool, na verdade é mais que uma simples necessidade.

Este problema que envolve o álcool não afeta somente a pessoa que é dependente e sim a todos que estão ao seu redor, inclusive os familiares que convivem diariamente com ele. Esta família fica tão vulnerável que acaba se isolando do mundo e vivendo somente em prol daquela pessoa alcoólatra. E como isso cada membro da família acaba se tornando um conhecedor nato deste assunto para que possa ajudar ao seu membro familiar. Epor ser de próximo parentesco é que tudo fica ainda mais complicado de entender e de procurar ajuda.

E hoje vamos trazer algumas dicas de como  ajudar a um alcoolatra na família.
•    Se você puder procure em sua cidade alguma associação que trabalhe justamente com amigos e familiares de dependentes de álcool para que assim você possa conhecer como é a realidade destas pessoas, e consequentemente irá aprender cada vez como lidar com esta doença.
•    Ofereça de maneira carinhosa a pessoa que esta sofrendo com o alcoolismo reuniões de alcoólicos anônimos e também diga a ele que irá com ele, assim com certeza a pessoa se sentirá mais segura, e lembre-se de avisar que não é obrigatória a ida.

•    Sempre que puder deixe folhetos informativos de autoajuda para o alcoolismo, pois sem que você veja ele irá ler.
•    Se você perceber que a pessoa quer largar o vício procure imediatamente uma ajuda médica ou um religioso, para que possa dar um apoio maior.
•    Observem quais são as atividades que a pessoa gosta de praticar e estimule para que ela possa realiza-las, assim irá distraí-la cada vez mais e como consequência irá manter afastada do vício.
•    Nunca mostre a pessoa que sofre com este vício que você não acredita nele, pois se você mostrar a ele que confia assim ele perceberá que as pessoas ainda lhe dão credibilidade.

Como você pode ver o alcoolismo é um vício que deixa a pessoa completamente abatida e a margem da sociedade, mas com ajuda de si mesmo e de amigos e familiares, ela pode sim se recuperar e sair do vício.
Então se você passa por um problema deste na sua família nunca desista do seu familiar, pois ele merece ter uma vida digna e saudável.

Não esqueça também de que com amor, muito amor, é possível sim entender como saber lidar com pessoas alcoolatras na família. Conte com a força de Deus e com a sua coragem para que aprenda, junto com o dependente, a superar toda esta dificuldade.

Leia também:

1 comentário

  • meu filho é alcoolatra e eu terminei ficando doente, não consigo aceitar essa situaçãó, finalmente não posso mas sequer sair para trabalhar, pois quando volto não tenho forças para encarar essa situação, as vezes preciso deixar ele fechado em casa ele te 33 anos e bebe ha 18. estava preparando ele ´ra levar pra uma instituição manasés que cuida do tratamento de dependentes quimicos mas minha familia não aceita e o pior é que também não me ajudam, sou sózinha para manter a casa, me ajude num conselho estou desesperada.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.