As dicas que se seguem estão destinadas a melhorar o desconforto ocasionado pela reação alérgica. Porém, devem ser usadas apenas nos casos brandos, ou quando já foi iniciado um tratamento com um alergista.
- Fique longe do inimigo.
A melhor forma de evitar ou mesmo reduzir o desconforto é ficar longe do alérgeno causador. Um exemplo seria se você é alérgico a pelos de gatos, evite os locais que contenham o bichano. Porém, se for inevitável, mantenha-se a uma distância razoável, não fazendo carinho no animal, de forma alguma. Ao deixar o local, lave bem as mãos, evitando o contato com outras partes do corpo.
- Enxágue os olhos.
Se ocorreu o contato com o alérgeno e a reação foi iniciada, a melhor forma de evitar o aumento da coceira dos olhos é lavando-os com água limpa e fresca, de maneira abundante. Essa atitude ajuda a aliviar os sintomas.
- Alivie os sintomas nasais.
Uma toalha morna auxilia bastante no descongestionamento nasal, por ajudar a umidificar o catarro aprisionado.
- Utilize uma solução salina nas reações alérgicas nasais.
Irrigar o nariz com uma solução salina (água e sal) pode ajudar a aliviar os sintomas das alergias das vias respiratórias superiores. Essa atitude auxilia na remoção dos agentes irritativos que ali se alojam. Utilize a solução, que pode ser caseira ou da farmácia, por pelo menos três vezes ao dia.
- Não se esqueça de lavar os cabelos.
O cabelo também é um grande vilão, isso porque alguns agentes alérgicos grudam nos fios ocasionando a alergia. Assim, sempre que entrar em contato com algum alérgeno, sendo ele poeira, pólen ou qualquer outro tipo tome um banho e lave as madeixas sem se esquecer do couro cabeludo.
- Use óculos.
Os óculos de sol podem proteger de diversos agentes causadores de alergia, pois protegem do vento. Para quem não sabe, o vento também é um grande vilão, podendo trazer poeira ou outras substâncias que podem desenvolver alergias nas pessoas susceptíveis.
- Proíba o fumo em locais fechados.
Faça de tudo para evitar que fumem dentro da sua residência ou em locais fechados. A fumaça do tabaco é um irritativo que pode piorar as alergias respiratórias. Assim, se você é fumante e possui algum tipo de alergia respiratória, a melhor dica é parar de fumar.
- Evite o uso de tapetes.
Os tapetes são grandes abrigos para ácaros, fungos ou qualquer outro tipo de microorganismo que possam ser responsáveis por desenvolver alergias. Portanto, ao decorar a casa, exclua os tapetes, se possível. Essa atitude pode ajudar a diminuir as alergias.
De forma geral, todas as atitudes que devem ser tomadas por você visam o não contato com os agentes alérgicos, seja ele respiratório ou não. Portanto, antes de qualquer coisa, procure conhecer qual o tipo de alergia você possui, para depois poder realizar as mudanças necessárias com o objetivo de obter uma vida melhor. Não se esqueça de que apenas um especialista poderá ajudá-lo a saber qual o tipo de alergia e orientá-lo corretamente sobre o tratamento.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.