Se expor por muito tempo ao sol é perigoso e está fora de moda. Isso não significa que a pele não pode ter aquele aspecto bronzeado saudável. Para aproveitar as férias com sol ou mormaço, é necessário cuidados com a pele para manter o bronzeado e não descascar. O descascamento é algo natural quando há uma exposição prolongada ao sol, principalmente para as pessoas com peles mais claras e sensíveis.
O tecido cutâneo.
A pele é o revestimento externo, considerada o maior órgão do corpo humano e o mais pesado. A função principal dela é a proteção do organismo contra ameaças externas. A melanina é a substância responsável pela pigmentação e pela proteção contra os raios solares, principalmente do tipo UV. Dessa forma, quando a quantidade dessa substância é aumentada ocorre o bronzeamento da pele.
É muito importante tomar algumas atitudes de prevenção para evitar que o tecido sofra descascamento, ressecamento e desbotamento do bronzeado.
Confira algumas dicas para evitar que a pele descasque.
- Protetor solar
Se a pele está descascando é sinal de que houve excesso na exposição ao sol e que não passou o protetor solar de forma suficiente. Portanto, quando for à praia ou ao clube, passe o filtro solar pelo menos a cada duas horas, ou ainda, toda vez que sair da água (não se esquecendo de tomar uma ducha para tirar o excesso de sal ou cloro da pele antes de passar o produto). Além de prevenir câncer de pele, esses cremes de proteção evitam manchas, ajudando a manter um bronzeado contínuo.
- Horário de exposição ao sol
Evite os horários entre as 10 e as 16 horas. Esse período é considerado mais agressivo, pois é quando existe uma maior incidência dos raios ultravioletas do tipo B, causador do câncer de pele.
- Hidratante
Não puxe a pele (casquinha) que está descascando. Se coçar, passe hidratante. Essa pequena escama que sai é sinal que ela foi agredida pelo sol e está se refazendo. Evite se expor ao sol nesta fase para não causar mais queimaduras e até infecções. É recomendável utilizar cremes hidratantes à base de óleos de amêndoas.
Os primeiros sintomas antes do descascar são coceiras pelo corpo e pequenas bolinhas de água que se formam na pele. Depois, elas estouram e aí começa a descamação. Para aquelas pessoas que estão com a pele já nesse processo, a dica é não tentar puxar a pele, induzindo a saída do tecido. Deixe que tudo ocorra naturalmente, pois dependendo do caso, a pele leva uma semana para se recuperar e tornar-se uniforme outra vez. Não se esqueça de beber muita água para manter o corpo bem hidratado, incluindo a pele.
4 Comentários
Olá Elaine,
Não faça nada nada mesmo sem a recomendação de um médico.
Att,
Ola, Eu gostaria de fazer uma pergunta; me falaram que passar vinagre no corpo antes de tomar sol nao descasca a pele e recomendado?
vcs sao otimos em dicas muito o brigada estol muito a gradecida
muito bom a dicas gostei muito vou logogo faser as dicas muito o brigada !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!