Confira algumas dicas para reaproveitar a água sem arriscar sua saúde, e saiba como fazer um bom uso desse líquido tão precioso, que tem andado em falta em algumas regiões do país, nos últimos meses.
Nessa época de falta d’água, uma solução interessante é reaproveitar a água, seja aquela que vem da chuva, do banho, da máquina de lavar ou aquela utilizada para a limpeza da casa. Mas antes de saber como reaproveitá-la, é preciso conhecer as classificações da água.
A água branca é a potável, pronta para o consumo, enquanto a água negra é a que vem do esgoto e não deve ser utilizada em nenhuma hipótese. Já a água cinza, que tem resíduos de sabão e shampoo, entre outros produtos de limpeza, e a água da chuva, podem ser reaproveitadas, desde que você tenha alguns cuidados.
Dicas para economizar água e evitar desperdício
Dicas para reaproveitar a água sem arriscar sua saúde
Como reutilizar a água? Essa é uma pergunta que tem sido feita com grande frequência, ultimamente, por causa da seca que atingiu recentemente algumas regiões do Brasil, como a Grande São Paulo, por exemplo.
No caso da água da chuva, ela pode ser reaproveitada para a lavagem de pisos, para a limpeza do vaso do sanitário e para lavar o carro, entre outros usos. O mesmo pode ser feito com a água do banho e a água da máquina de lavar.
Reaproveitar água da chuva em casa: dicas
Ainda com relação ao reaproveitamento da água da chuva, ela não deve ser utilizada nem para a lavagem de roupas e nem para tomar banho, pois geralmente contém alguns resíduos de poluição, o que pode trazer alergias e outros problemas, além de danificar as peças de roupa.
Vale lembrar também que você não deve beber a água da chuva, do banho e da máquina de lavar. Para se tornar potável, a água precisa passar por pelo menos oito processos de limpeza, bastante complexos, que não estão disponíveis para o consumidor.
Cuidados no armazenamento da água
Na hora de armazená-la, para dar início ao processo de reaproveitamento da água, muitas pessoas acabam armazenando o líquido de maneira errada, tornando o reservatório um verdadeiro criadouro do mosquito da dengue.
Captação de água da chuva com garrafa pet
Para evitar esse problema, protegendo-se dessa e de outras doenças transmitidas por mosquitos, armazene a água da chuva, do banho e da máquina de lavar em reservatórios bem fechados. Além disso, fique atento ao surgimento de larvas nesses locais.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.