Dicas para tirar fotos com smartphone

Tirar fotos com o smartphone, ao invés de usar uma câmera, já é realidade para muita gente

Usar o smartphone para fotografar o crescimento das crianças, as festas da família, os jogos dos filhos na escola, o show da sua banda preferida ou a balada com os amigos já é uma prática recorrente de quem não larga o seu telefone celular para nada.

Como normalmente eles trazem, embutidas, câmeras digitais de boas resoluções, se tornaram uma ótima alternativa às câmeras fotográficas, tendo, em alguns casos, até mais recursos que as máquinas, além de contribuírem para a diminuição do número de objetos carregados.

Para aproveitar ao máximo a câmera do aparelho e conseguir ótimas imagens, confira dicas para tirar fotos com smartphones.

Outra dica: Bateria do smartphone, como durar mais

Mais sobre fotos com smartphones: Aplicativos de iPhone e Android para fotos

Evite a tremedeira

Para que a sua foto não fique assim, procure se apoiar na hora de tirar a fotografia com o smartphone

Não são todos os smartphones que possuem estabilizadores de imagem. Nesse caso, é bom utilizar algo para apoiar o corpo e também a mão que está segurando o aparelho na hora de bater a foto. Prender a respiração e segurar o celular com firmeza também ajudam a evitar fotos tremidas.

Cuidado com a iluminação

O local onde a foto vai ser feita deve ter uma boa iluminação. Se o seu smartphone possui flash, não deixe de usá-lo

Muitos smartphones podem apresentar dificuldades para tirar fotos em locais escuros. Para ajudar, você pode mudar o local onde a foto será batida, dando preferência a lugares mais iluminados. Se for possível, acenda as luzes do ambiente e abra as cortinas.

Se o seu aparelho tiver flash embutido, não deixe de usá-lo, mas lembre-se que ele é mais eficaz nas imagens registradas a curta distância.

Preste atenção aos atrasos

Mantenha o smartphone firme até que a foto seja realmente tirada

Assim como acontece em algumas máquinas digitais, as câmeras do smartphone podem apresentar atrasos na hora de captar as imagens. Por isso, mantenha o aparelho firme até que seja confirmada a captura das imagens. Quando estiver fotografando pessoas, peça para que elas mantenham a pose até que você confirme a foto.

Evite usar o zoom digital

Se possível, se aproxime do objeto a ser fotografado, evitando o uso do zoom digital

As câmeras dos smartphones não costumam contar com zoom ótico, dando apenas a opção do zoom digital, que aproxima apenas parte do objeto fotografado, deixando a imagem pixelada. Para não passar por esse problema, evite o uso do zoom digital, só acionando-o quando estritamente necessário.

Uma alternativa ao recurso é se aproximar daquilo que você deseja fotografar, caso seja possível.

Limpe as lentes

Não se esqueça de manter as lentes da câmera do smartphone limpas, para que as fotos saiam nítidas

Para tirar boas fotos com o smartphone é preciso que as lentes da câmera embutida estejam limpas. As marcas de dedos nas lentes, que são frequentemente tocadas, atrapalham a nitidez das imagens. Use produtos específicos para a limpeza do componente ou um pano macio e que não solte fiapos.

Com as dicas acima, você poderá registrar, com uma ótima qualidade, os diversos momentos de sua vida.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.