Bastante utilizada no preparo do chimarrão, do tererê e de outros tipos de bebidas, a erva-mate também virou uma grande opção para quem quer emagrecer. Saiba mais sobre a Dieta com chá-mate na matéria a seguir.
Produzido a partir da erva-mate (ilex paraguariensis), o chá-mate é bastante consumido na região Sul do Brasil, tendo adeptos também em outros locais do país, que adoram saborear a bebida em várias ocasiões ao longo do dia.
Mas o que muita gente não sabia é que esse tipo de chá pode ser um poderoso aliado na luta contra a balança, atuando em conjunto com uma dieta equilibrada e saudável e com a prática regular de atividades físicas.
Dieta com chá-mate
Várias pessoas que passaram a adotar essa dieta, tomando chá-mate diariamente, relataram ter emagrecido até 6 kg em um mês. E qual seria o segredo da erva-mate para emagrecer? De acordo com estudos científicos, a folha que dá origem ao chá possui ação diurética e adstringente.
Ou seja, ela ajuda a eliminar toxinas presentes no organismo, substâncias que, quando acumuladas em grandes quantidades, acabam resultando em ganho de peso. Além disso, o chá-mate possui o efeito termogênico, acelerando o metabolismo e contribuindo para a queima de gordura.
Outro detalhe interessante sobre a erva-mate é que ela tem a capacidade de aumentar a sensação de saciedade, atrasando o esvaziamento gástrico, o que permite controlar melhor a vontade de comer. E também há indícios de que a bebida aumenta a quantidade de massa magra (músculo).
Mas conforme dissemos acima, não adianta só incluir o chá-mate no seu cardápio. Além de passar a ingerir a bebida diariamente, você também deve mudar seus hábitos alimentares e praticar exercícios físicos, pois assim são maiores a chances de emagrecer.
Chá-mate emagrece e traz outros benefícios
O chá-mate emagrece e ainda oferece vários outros benefícios para a saúde. Rica em antioxidantes e anti-inflamatórios, a bebida reduz o envelhecimento precoce e diminui o risco de contrair alguns tipos de câncer.
A erva-mate também é ótima para o coração, já que ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim, prevenindo assim várias doenças cardiovasculares, além de ser uma boa opção para os diabéticos que querem emagrecer, pois ajuda a diminuir a glicose no sangue.
Outros benefícios do chá-mate são:
- Melhora a digestão, aumentando a liberação de sucos digestivos.
- Rico em vitamina B1, melhora a saúde do cérebro.
- Aumenta o desempenho cognitivo após períodos de privação de sono e estresse.
- Combate a celulite.
- Protege o fígado.
Como preparar o chá-mate para emagrecer
Para aproveitar melhor os benefícios do chá-mate, é recomendável preparar a bebida a partir das folhas de erva-mate seca, comercializada em lojas de produtos naturais e supermercados.
A bebida é preparada deixando as folhas em infusão com a água quente, a aproximadamente 80 graus. Basta colocar, em uma chaleira, um litro de água filtrada e 20 gramas de folhas de erva-mate tostada. Quando a chaleira começar a chiar, deixe as folhas em infusão por 5 minutos.
Depois, é só coar e beber, morno ou frio, lembrando que você pode acrescentar gotas de limão, canela ou gengibre, caso queira potencializar o efeito termogênico da bebida. O chá deve ser consumido em até 24 horas após o preparo, já que depois disso perde suas propriedades terapêuticas.
Há ainda a possibilidade de acrescentar adoçante ou de combinar a bebida com uma fruta adocicada, como melão, abacaxi ou maçã, para amenizar o sabor amargo da erva.
Quantidade recomendada de consumo do chá-mate
Para que o chá-mate ajude na perda de peso, o ideal é consumir 1 litro da bebida por dia, dividindo-a em porções de aproximadamente 330ml cada, que devem ser ingeridas um pouco antes das principais refeições (café da manhã, almoço e jantar).
O chá-mate industrializado não têm o mesmo efeito
No caso de usar o chá-mate para emagrecer, é recomendável preparar a bebida com as folhas da erva, evitando os sachês e a bebida pronta em latinha. É que o chá-mate industrializado contém sacarose e conservantes, que fazem a bebida não se tornar tão saudável quanto a preparada com a erva-mate seca.
Contraindicações
Quem sofre com problemas estomacais, hipertensão ou disfunções neurológicas não deve seguir essa dieta, por causa da alta concentração de cafeína presente na erva-mate e suas propriedades estimulantes. Em grandes quantidades, a cafeína aumenta a agitação e pode causar gastrite, taquicardia e estimular a produção da secreção gástrica.
O chá-mate também é contraindicado para quem tem insônia, devendo ser ingerido, de forma geral, antes das 18h, para não atrapalhar o sono.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.