As pessoas que sofrem hepatite devem adotar uma dieta alimentar saudável, independente do quadro clínico que apresenta, para ajudar na reconstituição das células do fígado que foram danificadas. Saiba mais sobre a dieta para tratar a hepatite.
Hepatite e alimentação
Atualmente, as doenças não são tratadas somente com remédios. Pesquisas tem comprovado que é essencial mudar também os hábitos alimentares para eficácia do tratamento de várias delas. A alimentação tem papel essencial em várias situações, principalmente no tratamento de doenças como hepatite e outros problemas no fígado.
O objetivo da dieta para tratamento da hepatite não é perder peso e sim fornecer a quantidade correta de calorias para o organismo, controlar o consumo de proteínas e prevenir a obesidade. Sendo assim, o paciente consegue manter um equilíbrio entre os fluídos e eletrólitos do seu corpo, favorecendo para os resultados dos medicamentos.A dieta para tratar a hepatite se difere das dietas por não proibir somente a ingestão, e sim reduzir as quantidades e até proibir alguns alimentos.
Veja também hepatite B, causas e tratamento
Alimentos para tratar a hepatite
1. Entre os alimentos consumidos, existem os grandes aliados do tratamento da hepatite como alcachofra, aveia, cebola, maçã, pera e alho;
2. As frutas secas, leguminosas e cereais integrais também estão liberadas;
3. O abacaxi, banana, maga, ameixa, tangerina, pêssego, limão, laranja, damasco, melão, uva e morango são excelentes frutas para serem consumidas por quem tem hepatite;
4. Verduras e legumes como repolho, pepino, aspargo, alface, chicória, feijão verde, cevada, milho, espinafre e azeitona são ótimas opções.
Alimentos que são proibidos no tratamento da hepatite
1. Os alimentos ricos em sal como sopas industrializadas e conservas, maionese e embutidos não devem ser consumidos;
2. As bebidas alcoólicas e refrigerantes são proibidas, pois atuam diretamente no fígado;
3. As gorduras presentes em carnes vermelhas, leite e derivados e enlatados;
4. Frituras ou alimentos pré-cozidos;
5. Plantas que podem ser tóxicas para o fígado como chá mate, verbasco, poejo e confrei;
6. O equilíbrio entre as vitaminas também é muito importante, pois os excessos de vitamina A e D são prejudiciais para o fígado.
Veja também esclareça as principais dúvidas sobre a hepatite C
As pessoas que são portadoras de hepatite além de fazer uso de medicamentos devem ficar atentas para sua alimentação. A alimentação precisa ser balanceada, rica em frutas, verduras, legumes e cereais. Os alimentos gordurosos, ricos em sal e bebidas alcoólicas devem ser excluídos do cardápio.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.