Documentação necessária para passaporte

O brasileiro está cada vez mais aproveitando as oportunidades e facilidades oferecidas pelas companhias para viajar e conhecer outros países. A maioria das pessoas sonha em conhecer outros países, outras culturas, culinárias ou apenas viajar de férias ou a passeio. Com isso, muitos pacotes de serviços são vendidos a cada mês e comprovam que o poder de compra do brasileiro tem aumentado  significadamente.

Mas, para se preparar e aproveitar as ofertas de passagens e pacotes turísticos é necessário se organizar com bastante antecedência a fim de que se evitem problemas. Um deles é quanto a retirada do Passaporte o qual é um documento de extrema importância para que se possa sair de um país e entrar em outro. Como não é tão simples de ser retirado, é necessário providenciá-lo o quanto antes. Veja os principais procedimentos para tirar o Passaporte no Brasil.

– Para solicitar o documento, você poderá se dirigir a uma agência dos Correios ou em algum posto de atendimento da Polícia Federal. Na Polícia Federal, o prazo de entrega é de cinco dias úteis. Já nos
Correios é necessário comprar o kit Passaporte no valor de R$ 129,00. O mesmo é vendido em todas as agências dos Correios do Brasil. O prazo para entrega é um pouco maior caso o requerente deseje recebê-lo em outra agência (cerca de 30 dias).

Agora, tome nota da documentação necessária para solicitar o seu Passaporte:

– RG para maiores de 18 anos. Para os menores de idade, é preciso a certidão de nascimento.

– Título de eleitor e comprovante de votação da última eleição. Caso não possua este comprovante, pode-se apresentar uma declaração de quitação com a justiça eleitoral que pode ser concedida no próprio cartório eleitoral da cidade.

– Certificado de reservista para homens com idade entre 18 e 45 anos e também para os naturalizados (de qualquer idade) os quais deverão apresentar a documentação de naturalização.

– CPF e duas fotos em formato 5×7 (com data) tiradas no máximo há seis meses. Salientamos que as fotos devem conter o fundo branco.

– Formulário de requerimento de passaporte modelo 219 o qual pode ser encontrado em papelarias. Preencha-o com letra de fôrma e com caneta esferográfica azul (de forma bastante legível).

– Comprovante de pagamento da taxa em UFIRs que, aliás, só pode ser aceito nas agências do Banco do Brasil. Essa taxa deve ser paga com a guia GAR/Funapol mediante apresentação do código da Receita e do CPF.

É importante lembrar que caso o viajante já tenha outro passaporte, ele deve apresentá-lo no momento de solicitar o novo. Caso isso não seja feito, o pagamento da taxa será realizado em dobro. Contudo, o documento só poderá ser requerido e retirado pela própria pessoa que faz a solicitação.

Realizado toda esta parte burocrática, faça uma excelente viagem!

 

Redacao

Redação Mundo das Tribos.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.