Enem 2017: Inscrições, Edital, Data, Local da Prova

Enem 2017

Está chegando a data do Enem 2017 que acontecerá começo de novembro nos dias 05 e 12, segundo informações do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Enem 2017
Enem 2017: Inscrições, Edital, Data, Local da Prova

Enem 2017

Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio tinha o objetivo, inicialmente, de apenas avaliar o desempenho dos estudantes ao término da educação básica. Mas desde 2009, o Enem também passou a ser usado para selecionar alunos para o ensino superior.

Em 2016, o Enem aconteceu nos dias 05 e 06 de novembro, contando com 7.746.118 inscrições, de pessoas interessadas em cursar o ensino superior em uma boa universidade. A realização do exame também é fundamental para participar de programas educacionais do Governo Federal, como Prouni, Sisu, Fies, Sisutec e Ciência sem Fronteira.

Inscrições Enem 2017

As inscrições Enem 2017 começam no dia 9 de maio, e os interessados em participar do exame poderão se cadastrar até o dia 20 de maio, pelo site http://enem.inep.gov.br.

As inscrições do Enem 2017 serão realizadas a partir das 10h do dia 08/05/2017 e vão até o dia 19/05/2017.

Taxa de Inscrição

A taxa de inscrição do Enem é de R$82,00 e deverá ser paga até a data limite de 24/05/2017, caso a compensação do pagamento não seja efetivada até essa data, a inscrição será desconsiderada.

A isenção da taxa de inscrição do Enem só é concedida nos seguinte casos:

  • Caso o candidato tenha concluído os estudos no ensino médio em 2017;
  • Através do pedido de isenção de taxa, o candidato deverá está dentro dos requisitos exigidos para essa modalidade de isenção.
  • Candidatos que sejam declarado incapazes de arcar com os valores das taxas, casos como: Família de baixa renda que estejam escritos no programa do governo CadÚnico.

Documentos Necessários para Inscrição

Os documentos para a realização da inscrição no Enem 2017 são: Cadastro de Pessoa Física (CPF), Número do Documento de Identidade (RG).

Caso o candidato tenha feito o pedido de isenção da taxa, o mesmo poderá informar o Número de Identificação Social (NIS).

Após a inscrição feita corretamente e a taxa de inscrição ter sido efetivada, o candidato receberá a “Carta de Confirmação da Inscrição” do Enem. Na carta, estarão informações sobre a inscrição; data; hora; local de realização das provas; indicação do(s) atendimento(s) (se for o caso); opção de língua estrangeira.

 

Como fazer inscrição para Enem 2017

Veja a seguir o passo a passo para se inscrever no Enem 2017:

Página inicial de inscrição para Enem. (Foto: Divulgação)
Página inicial de inscrição para Enem. (Foto: Divulgação)

1. Acesse enem.inep.gov.br/participante.

2. Clique no segundo item “Página do Participante”.

Informe CPF e data de nascimento. (Foto: Divulgação)
Informe CPF e data de nascimento. (Foto: Divulgação)

3. Informe o seu número do CPF e a data de nascimento. Escolha também um dos desenhos que aparece na validação, de acordo com a palavra escrita (no caso, apareceu envelope). Clique no botão “enviar”.

Comece a preencher o formulário. (Foto: Divulgação)
Comece a preencher o formulário. (Foto: Divulgação)

4. Preencha o formulário eletrônico com os dados pessoais, como RG, cor, nacionalidade, endereço, entre outras informações.

Crie uma senha. (Foto: Divulgação)
Crie uma senha. (Foto: Divulgação)

5. Na etapa seguinte, é preciso validar uma senha com no mínimo 6 dígitos e no máximo 10 caracteres. Depois, crie uma pergunta e uma resposta de segurança, capazes de lembrar a senha em caso de perda.

Defina as informações da aba atendimento de recursos. (Foto: Divulgação)
Defina as informações da aba atendimento de recursos. (Foto: Divulgação)

6. Defina as informações da aba “atendimento de recursos”. Isso significa se o candidato precisa de atendimento especial ou não por causa de deficiência.

Especifique a língua estrangeira e a cidade onde deseja fazer a prova. (Foto: Divulgação)
Especifique a língua estrangeira e a cidade onde deseja fazer a prova. (Foto: Divulgação)

7. No item informações de prova, você deve escolher uma opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol). Também é necessário fornecer dados de estado e cidade para realizar o Enem 2016.

Já concluiu o ensino médio ou está cursando? (Foto: Divulgação)
Já concluiu o ensino médio ou está cursando? (Foto: Divulgação)

8. Essa etapa das inscrições Enem 2016 pede informações sobre o Ensino Médio. Informe se já concluiu ou não essa modalidade. Preencha também o ano de conclusão, se for o caso.

Questionário socioeconômico do Enem. (Foto: Divulgação)
Questionário socioeconômico do Enem. (Foto: Divulgação)

9. Preencha o questionário socioeconômico do Enem, que contém várias questões sobre composição familiar, renda e escolaridade dos pais.

Gere o boleto para pagar a taxa. (Foto: Divulgação)
Gere o boleto para pagar a taxa. (Foto: Divulgação)

10. Nessa etapa, os candidatos de baixa renda podem solicitar isenção de taxa Enem 2016. Quem não se enquadra nos critérios de isenção deve selecionar o item “Gerar GRU” e clicar em “Próximo”.

Boleto gerado no valor de 68 reais. (Foto: Divulgação)
Boleto gerado no valor de 68 reais. (Foto: Divulgação)

11. O sistema do Inep vai gerar um boleto do Enem 2016, no valor de R$ 68,00. Clique no botão “imprimir” para obter uma cópia impressa ou salvar em PDF no computador.

12. Para validar a inscrição no Enem, é preciso pagar o boleto até o dia 25 de maio de 2016, em qualquer agência dos Correios, Casa Lotérica, agência bancária ou Banco do Brasil.

Informações do Enem 2017

Nesta edição, o Enem conta com algumas mudanças bem interessantes. Os travestis e transexuais, por exemplo, poderão solicitar o tratamento pelo nome social entre os dias 1º e 8 de junho. O pedido deve ser formalizado através do preenchimento de um formulário e encaminhado ao INEP. O candidato também deve enviar uma cópia do RG.

 

Estrutura do Enem 2017

A prova deve continuar com a mesma estrutura de aplicação e questões. O teste possui 180 questões, sendo que a prova objetiva do Exame Nacional do Ensino Médio une disciplinas por áreas de conhecimento, sendo elas:

– Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia

– Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia

– Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação

– Matemática e suas Tecnologias Matemática: Matemática

O Exame Nacional do Ensino Médio acontece sempre em dois dias de aplicação. No primeiro dia a pessoa tem 4 horas e 30 minutos para fazer o teste e são aplicadas as questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Já no segundo dia de aplicação do teste o estudante fará a redação e questões de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, No último dia de Enem a prova é mais demorada e tem duração de 5h30.

Os portões serão abertos a partir de 12h com fechamento à 13h e atrasos não são tolerados, por isso, os organizadores pedem que as pessoas se programem para chegar no local de prova cerca de 60 minutos antes do inicio da aplicação.

Gabarito e resultados do Enem 2017

Por meio do site do Inep os estudantes tem acesso ao gabarito oficial do Enem. Esse gabarito é sempre divulgado após 3 dias da aplicação da prova.  60 dias depois que os estudantes fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio o INEP informa o posicionamento individual de cada candidato.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a central de atendimento do MEC, pelo telefone 0800-616161.

Provas anteriores do Enem

Milhares de jovens estão adotando uma rotina rigorosa de estudos para ter um bom desempenho no exame. Uma forma de testar os conhecimentos é resolvendo as provas anteriores do Enem. No site do INEP você encontra as provas e gabaritos do Enem de todas as edições do exame, disponíveis para download. Aproveite!

Hora do Enem

O site Hora do Enem disponibiliza material de estudo, vídeo-aula e muito mais, tudo de graça (Foto: Reprodução Hora do Enem)
O site Hora do Enem disponibiliza material de estudo, vídeo-aula e muito mais, tudo de graça (Foto: Reprodução Hora do Enem)

Você que está se preparando para a edição 2016 do Enem não pode deixar de conhecer a plataforma online Hora do Enem, lançada pelo Ministério da Educação, que disponibiliza uma série de conteúdos gratuitos para estudar para o Enem.

O portal Hora do Enem traz ainda uma ferramenta bastante interessante, que ajuda o aluno a calcular o tempo de estudo necessário, de acordo com o curso que deseja fazer, usando as notas do exame para ingressar no ensino superior.

A partir daí, o computador elabora um plano de estudos individualizado, com as aulas e os conteúdos que o aluno precisa estudar, para melhorar a sua preparação e tirar notas melhores no Enem 2016, tudo isso oferecido gratuitamente, para você acessar via computador, smartphone ou tablet.

Aulas online e simulados gratuitos

A plataforma vai realizar quatro simulados online gratuitos, ao longo do ano (Foto: Reprodução Hora do Enem)
A plataforma vai realizar quatro simulados online gratuitos, ao longo do ano (Foto: Reprodução Hora do Enem)

Um dos recursos mais interessantes do site Hora do Enem é o MECflix, plataforma de vídeo-aulas gratuitas para o Enem. As aulas a distância estarão disponíveis a partir do dia 30 de abril, para você assistir quando e quantas vezes quiser.

Essas vídeo-aulas para o Enem grátis também serão transmitidas na televisão diariamente, pelo canal TV Escola e outras emissoras educativas e comunitárias, indo ao ar sempre às 18h.

Outra novidade é que o Hora do Enem vai realizar quatro simulados online grátis do Enem 2016, provas que seguirão a mesma metodologia do exame (elaboração das questões, tempo para fazer os testes e correção).

Para usar os recursos oferecidos pela plataforma e participar do simulado do Enem 2016, é preciso fazer um cadastro no site Hora do Enem.

Leia mais sobre esse e outros assuntos navegando pelo Mundo das Tribos.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.