Entenda o que é amenorreia, uma condição caracterizada pela falta de menstruação nas mulheres que possuem idade fértil. Esse distúrbio costuma ser mais comum do que se imagina e pode estar relacionado a diferentes causas.
A menstruação é fundamental para o ciclo reprodutivo da mulher. Ela tem como objetivo preparar o útero para receber o embrião. Quando a fecundação não acontece, a camada que reveste as paredes uterinas sofre descamação e os resíduos são eliminados do corpo na forma de sangue. O normal é a mulher ter um ciclo menstrual de 25 a 35 dias. Se isso não acontece, alguma coisa pode estar errada com o seu organismo.
Veja também: Remédio caseiro para menstruação atrasada
Entenda o que é amenorreia
Para que você entenda o que é a amenorreia, iremos explicar com detalhes as características de cada tipo:
Amenorreia primária: acontece quando a garota atinge a idade de 15 ou 16 anos sem ter a sua primeira menstruação.
Amenorreia secundária: a mulher tem um ciclo menstrual com longas pausas e totalmente irregular. Ela pode ficar mais de três meses sem menstruar.
Além da ausência de menstruação, principal característica do distúrbio, a amenorreia também pode vir acompanhada de outros sintomas, como dores de cabeça, cólicas sem sangramento, alterações da voz, queda de cabelo, alterações na visão, mal-estar, cansaço, irritabilidade, dor pélvica, acne, crescimento de pelos pelo corpo e aumento dos seios.
Quais são as causas da amenorreia?
As principais causas da amenorreia são:
Uso de anticoncepcionais: alguns métodos são responsáveis por bloquear a menstruação, como é o caso da pílula, do injetável, do DIU hormonal e do adesivo.
Consumo de medicamentos: algumas drogas podem desencadear a alterações no organismo e causar amenorreia, como é o caso dos antidepressivos, dos antipsicóticos e dos remédios para pressão alta.
Problemas hormonais: existem muitas doenças hormonais que possuem a amenorreia como sintoma, tais como a síndrome dos ovários policísticos, hipotireoidismo e menopausa prematura.
Transtornos alimentares: tanto a obesidade quanto a anorexia podem resultar na ausência da menstruação.
Problemas estruturais: o ciclo menstrual é afetado quando a vagina apresenta uma anormalidade ou quando falta um órgão no sistema reprodutor feminino.
Estilo de vida: alguns hábitos podem ser considerados prejudiciais e aumentar as chances de com a ausência de menstruação, como é o caso do excesso de atividade física, da má alimentação, da ansiedade, do estresse e do sono insuficiente.
É importante que você entenda o que é a amenorreia, mas não deixe de consultar um ginecologista para obter um diagnóstico mais preciso sobre o seu caso. O tratamento dependerá exclusivamente do que está causando a ausência de menstruação.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.