Indiscutivelmente a escova interdental é uma poderosa ferramenta na higienização dos dentes. Infelizmente esse produto ainda não é muito popular, graças à falsa crença de que esses aparelhos servem apenas para ajudar na higienização de aparelhos fixos. Saiba como usar a escova interdental e conheça alguns benefícios de seu uso.
Aprenda a escovar os dentes corretamente.
Importância da escova interdental
Os dentes possuem dimensões diferentes e é fundamental que cada um de seus lados sejam devidamente higienizados. A escova dental comum consegue limpar bem a face anterior e posterior dos dentes da frente e as faces anterior, posterior e superior dos dentes mais do fundo. Quem usa apenas a escova comum pode estar deixando de limpar quase 50% dos dentes, pois as regiões entre um dente e outro acaba sendo mais difícil de alcançar. É nesse ponto que o fio dental e a escova interdental atuam.
Saiba como escolher a escova de dentes certa.
Como escolher entre o fio dental e a escova interdental
Tanto o fio dental quanto a escova interdental podem ser utilizados para limpar o espaço entre os dentes, porém, esses produtos possuem indicações diferentes. O fio dental é reservado para os casos em que a amplitude do espaço é bastante reduzida e, para ser introduzido, é necessário que uma pequena pressão seja exercida sobre o fio. Ele deve ser inserido até ficar posicionado entre a gengiva e o dente, sendo, então, delicadamente esfregado para limpar a região.
Confira algumas dicas para quem usa aparelho nos dentes.
A escova interdental é indicada nos casos em que o fio entra sem resistência, quando existe uma perda dental que deixa o espaço maior que o usual ou quando os dentes são naturalmente separados.
Tipos de escovas interdentais
Além da possibilidade de serem encontradas nos mais diversos tamanhos (o que pode variar de acordo com a marca do produto), os tipos de escovas interdentais podem ser divididos em dois:
- Escovas cônicas: Mais indicadas para limpar os pequenos espaços entre os aparelhos fixos ou espaços maiores entre os dentes;
- Escovas cilíndricas: Pode ser utilizada em qualquer espaço onde o fio dental entra com folga.
Como usar a escova interdental
Confira o passo a passo de como utilizar corretamente a escova interdental:
- Insira a ponta da escova na entrada do espaço interdental. Nos dentes de superiores deve-se inclinar a escova para cima, enquanto que nos inferiores, a escova deve ser inclinada para baixo;
- Faça com que a escova deslize delicada e perpendicularmente em relação aos dentes, seguindo o movimento “de fora para dentro” da boca. Não deve ser preciso utilizar força na escova;
- Repita o processo diariamente.
Saiba como escovar a língua corretamente.
A escova interdental é uma poderosa ferramenta na manutenção da higiene adequada da cavidade oral e deve ser utilizada por todos, e não apenas por quem faz uso de aparelho. Vale ressaltar que, durante as primeiras vezes de uso, é possível que a gengiva sangre um pouco, sem ser esse um motivo para preocupação.
Confira o vídeo de como utilizar a escova interdental:
Quem usa aparelho fixo deve ter alguns cuidados extras:
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.