O inverno é uma estação onde costumamos mudar nossos hábitos. Não oferecendo um clima comum na maioria das regiões brasileiras, acaba sendo tempo de tirar os agasalhos do fundo do armário e de querer curtir aquela preguicinha básica da estação mais fria do ano. O problema é que alguns hábitos não devem ser mudados, e entre eles está a prática de exercícios físicos.
Seja para emagrecer, manter o peso ou pelo simples fato de por o corpo em movimento, eles continuam tão necessários quanto filtro solar em dia com céu nublado: imprescindível. E tá, ok, pode não ser lá muito animador fazer exercícios no frio, mas convenhamos que o clima é bem mais interessante para isso do que fazer a mesma coisa em um calor de rachar. Neste caso, é melhor se mexer, afinal as calorias dos chocolates e outras comidinhas calóricas típicas de inverno não se queimam sozinhas.
Veja só algumas dicas para não deixar dúvidas sobre as atividades físicas no frio:
Quais os melhores exercícios para o inverno?
Os exercícios mais recomendados são os aeróbios de intensidade moderada, como por exemplo caminhadas, bicicleta, corrida e natação intercalados com musculação, sob intenção de manter ossos e musculatura fortalecidas e também suficientes para manutenção do peso já que no inverno não falta é pretexto para comer bem: apetite é o que não falta, não é mesmo?
Cuidados para se exercitar no inverno:
Alguns cuidados devem ser realmente tomados, mas também não é nada que destoe muito dos que já são habituais. Confira alguns deles:
– Roupas confortáveis: Se quando pretendemos nos exercitar, a tendência é escolher roupas adequadas, no inverno devemos procurar também nos manter aquecidos. É preciso começar o exercício agasalhado para depois retirá-lo e coloca-lo novamente conforme a necessidade e assim evitar hiportemia. A roupa adequada deve permitir a execução dos movimentos sem limitações.
– Aquecimento e alongamento: São procedimentos normais para a prática de qualquer exercício, mas que no inverno devem ter uma duração mais longa. Eles são feitos justamente para diminuir a sujeição da musculatura de nosso corpo à lesões e estiramentos, mais propensas quando ela não está devidamente aquecida. O tempo dedicada a elas deve aumentar, pois com o frio leva-se naturalmente mais tempo para que o aquecimento aconteça.
– Hidratação: De acordo com o Runner’s World, é preciso manter-se atento a hidratação, já que nesta época do ano o aumento da poluição e o ar seco não fazem nada bem para as vias aéreas superiores de nossos pulmões, sendo preciso molhar a boca ou ingerir algum líquido, ainda que em pouca quantidade: a cada cinco ou dez minutos de atividade física. Sem contar que mesmo no frio, ainda perdemos água devido a transpiração.
E então? Este post ajudou? Então prepare-se para mexer o esqueleto, mas lembre-se: caso esteja iniciando agora a vida saudável o indicado é procurar orientação profissional antes de começar qualquer tipo de treino, para que os exercícios possam ser realizados de forma adequada ao seu condicionamento físico.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.