A fachada funciona como a apresentação da casa. Ela precisa ser bonita, bem cuidada e causar boa impressão para quem a observe de fora. Existem várias formas de construir uma fachada, mas o projeto deve ser elaborado com base na preferência dos moradores.
Na maioria das vezes, a fachada faz um anúncio de como pode ser o interior da casa. Por exemplo, se as linhas arquitetônicas são contemporâneas, as pessoas normalmente imaginam que a decoração é moderna. No caso de um imóvel com fachada clássica e antiga, deduz-se que o visual dos cômodos siga a onda vintage.
Saiba mais: Cor da fachada da casa, como escolher
A escolha da cor da fachada
A escolha da cor também é um fator muito importante na hora de pensar na fachada. O tom escolhido como principal vai influenciar nas sensações dos moradores, visitantes e até mesmo das pessoas que passam pela rua.
Não existe uma cor certa para a fachada da casa. Os moradores devem optar pelo tom que transmita bem-estar e cause uma impressão agradável. A frente da residência também não precisa ser pintada com uma única cor, ela pode ganhar um efeito colorido com outras combinações.
Ao optar por uma cor de fachada, é importante buscar harmonia com outros detalhes, como o design da porta ou da janela. O morador também precisa ter bem claro em sua mente qual o objetivo da fachada: manter uma proposta discreta ou chamar atenção na rua.
Fachadas de casas coloridas
Em algumas cidades que preservam suas construções antigas, como Wrocalw, na Polônia, ou São Francisco, nos EUA, as fachadas são coloridas e contribuem com a identidade das ruas.
A fachada colorida pode estar associada a uma arquitetura mais antiga, reforçando a ideia de nostalgia, acolhimento e conforto. No entanto, as cores também podem ser trabalhadas em uma fachada moderna, com o objetivo de destacar a alegria e a originalidade.
Diferentes cores podem ser usadas para personalizar as fachadas das casas, dos tons vibrantes ao pastel. O efeito colorido de uma rua se torna mais bonito ainda quando cada residência possui a fachada pintada de uma cor.
Os moradores podem abusar da criatividade na hora de pintar a fachada, mas não devem perder o bom senso ao executar o trabalho. O projeto vai definir a primeira impressão da residência, por isso não é viável fazer um carnaval de cores.
Depois de um tempo, se a família enjoar da cor escolhida para a fachada, ela pode fazer uma reforma e optar por um novo tom de tinta para a pintura. Outros materiais também podem ser usados para colorir a fachada residencial, como é o caso das pastilhas de vidro.
Veja também: Paisagismo para a fachada da casa: dicas
Fotos de fachadas de casas coloridas
Veja a seguir uma seleção de fotos de fachadas de casas coloridas:
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.