A Aids é uma doença causada pelo vírus HIV (vírus da imunodeficiência humana), que ataca o sistema imunológico, abrindo brecha para outras infecções. O vírus da Aids pode ser transmitido através do contato direto de uma membrana mucosa com fluído corporal que o contenha, como sangue, leite materno, esperma e secreção vaginal.
A transmissão pode se dar por meio de relações sexuais com pessoas contaminadas, transfusão de sangue, uso de agulhas, seringas e objetos cortantes contaminados e também da mãe para o filho, via amamentação ou durante o parto.
Um fato importante a respeito da doença é que uma pessoa pode carregar o vírus durante anos, sem que ele se manifeste. Daí vem a importância de se prevenir, principalmente nas relações sexuais, pois uma pessoa aparentemente saudável pode estar contaminada e apta a transmitir a Aids.
Estatísticas divulgadas recentemente dão conta de que mais de 200.000 pessoas no Brasil já faleceram em decorrência da doença, entre elas algumas bastante conhecidas do grande público. Saiba quem são os famosos brasileiros que morreram de Aids.
Conheça: Mitos e verdades sobre o HIV
Quem são os famosos brasileiros que morreram de Aids
– Cazuza: o cantor assumiu, em 1988, que era portador do HIV. Ele faleceu em 1990, aos 32 anos, em decorrência da doença.
– Renato Russo: o líder da Legião Urbana morreu em 1996, aos 36 anos, sem nunca ter admitido que tinha a doença.
– Lauro Corona: ator famoso no final da década de 70 e nos anos 80, faleceu em 1988, vítima da Aids.
– Sandra Bréa: símbolo sexual da década de 80, a atriz foi uma das primeiras mulheres a assumir publicamente a doença. Morreu no ano 2000.
– Cláudia Magno: também portadora do HIV, a atriz faleceu em 1994, aos 35 anos.
– Rodolfo Bottino: ator e chef de cozinha, Bottino tinha Aids e morreu em 2011, aos 52 anos de idade, devido a uma embolia pulmonar.
– Betinho: conhecido sociólogo e ativista dos direitos humanos, ele contraiu a Aids durante uma transfusão de sangue. Faleceu aos 58 anos, em 1997.
– Henfil: jornalista, cartunista e escritor, ele contraiu a Aids da mesma maneira que o irmão Betinho. Morreu em 1988, aos 43 anos.
– Wagner Bello: conhecido por atuar no seriado Castelo Rá-Tim-Bum, o artista faleceu em 1994, poucas semanas depois de descobrir que era portador do HIV.
Saiba quem são: Famosos que morreram de forma incomum
3 Comentários
so parcero brasileiro e n dezisto nunca vo ate o fim do mundo pra consegui oq eu quero
nossa era um cantor muito bom saudades d vc cazuza 🙂
so jesus