A internet oferece muitas vantagens às pessoas, como a possibilidade de se comunicar e adquirir conhecimentos. No entanto, ela também representa uma ameaça quando o assunto é privacidade.
Alguns famosos tiveram seus arquivos pessoais roubados e depois divulgados na internet. O conteúdo que vaza na rede normalmente é formado por fotos e vídeos eróticos. Como se tratam de figuras públicas, a repercussão na internet costuma ser grande e render muitas buscas específicas no Google.
Famosos que tiveram problemas com o Google
Para que as fotos e os vídeos roubados não sejam encontrados com tanta facilidade, os famosos tendem a brigar com o gigante de buscas. Confira a seguir alguns casos:
Carolina Dieckmann
Em 2012, Carolina Dickmann entrou para a lista dos famosos que foram vítimas de hackers. A atriz teve algumas fotos íntimas publicadas na internet após o seu computador ser invadido por criminosos virtuais.
As imagens de Carolina Dickmann se espalharam rapidamente pela rede e o advogado dela resolveu processar o Google. O pedido da ação foi para retirar do ar a ferramenta que direcionava para as páginas com as fotos da atriz.
O Google enviou uma carta dizendo que o buscador funciona de forma automática e há grandes dificuldades técnicas para remover os resultados. O advogado, então, desistiu de processar.
Murilo Rosa
Fotos de Murilo Rosa nu caíram na internet há cerca de dois meses. O ator, no entanto, resolveu entrar com uma liminar para que os serviços do Google deixem de indexar imagens impróprias. Se as fotos não forem retiradas do ar, o gigante da internet terá que pagar uma multa de 10 mil reais.
Antes que as fotos íntimas caíssem na rede, Murilo Rosa chegou a ser chantageado pelos criminosos que roubaram os seus arquivos.
Preta Gil
Preta Gil não teve problemas com fotos ou vídeos íntimos. No entanto, ela brigou com o Google porque o seu nome aparecia como opção de busca ao digitar “atriz gorda”. Para resolver o problema a empresa criou uma exceção em seu algoritmo.
Daniela Cicarelli
Em 2006, Daniela Cicarelli foi flagrada trocando carícias sexuais com o seu namorado em uma praia. O vídeo caiu no Youtube, mas acabou sendo retirado devido a uma ação judicial.
Apesar de ter ganhado a causa no primeiro julgamento, Tato Malzoni, ex-namorado de Ciarelli, perdeu o direito de receber indenização por danos morais do Google e outros sites. No entanto, ele chegou a receber R$ 35 mil por causa do processo. Já a modelo pediu R$ 96 milhões, mas acabou ficando sem nada.
Xuxa Meneghel
Xuxa Meneghel entrou com uma ação judicial para o Google modificar os resultados da pesquisa que associavam o seu nome a “sexo” e “pedofilia”. As associações resultam da participação da apresentadora no filme “Amor Estranho Amor”, de 1982.
Xuxa até tentou brigar como Google, mas perdeu a causa.
2 Comentários
gugu meu sonho de ganhar um casa mim minha avo do mundo eu moro em inhumas
gugu meu sonho gostarinha de um casa para minha avo para mim