Ficar sentado muito tempo traz riscos à saúde

Quanto mais tempo uma pessoa permanece sentada, maiores são os perigos para a saúde.

As pessoas que permanecem sentadas por muito tempo, tanto para trabalhar, como para estudar, ver TV, jogar videogame ou usar o computador, estão colocando a saúde em risco. Pesquisas recentes apontam que o hábito causa danos ao corpo e aumenta as chances de mortalidade.

Entenda as pesquisas

Um estudo foi publicado no Archives of Internal Medicine, um dos principais periódicos de Medicina do mundo. Segundo os pesquisadores, ficar sentado mais de 11 horas por dia pode dobrar o risco de morrer dentro de três anos. A conclusão do estudo é um tanto alarmante, mas serve de alerta para que as pessoas possam repensar os hábitos do dia-a-dia e tomar medidas preventivas.

O foco da pesquisa foi os adultos com mais de 45 anos de idade, mas os perigos de ficar sentado por tempo prolongado também pode afetar as condições de saúde do jovem. Depois de avaliar 250 mil participantes, o estudo concluiu que, apenas seis horas que o indivíduo permanece sentado já aumenta as chances de óbito em quase 40% nos próximos 15 anos.

Ficar sentado não é saudável, de acordo com pesquisas.

Não foi a primeira vez que o assunto rendeu uma pesquisa, em 2007 a Faculdade de Medicina da Universidade de Boston publicou um estudo avaliando a saúde de participantes que permaneceram sentados durante cinco dias inteiros, se entretendo com algumas atividades e saindo dos seus lugares apenas por causa da higiene pessoal. A conclusão deste estudo foi que os participantes tiveram aumento nos níveis de colesterol, desenvolveram problemas cardíacos e ficaram hipertensos.

Ficar sentado por muito tempo também aumenta as chances de sofrer com os males do sedentarismo, de acordo com a pesquisa realizada pela Universidade da Carolina do Sul em 2010. Principalmente os hábitos de assistir televisão e dirigir aumentam o risco de morte em decorrência de doenças cardiovasculares.

Como driblar os males de ficar sentado?

Movimente-se! No escritório ou em casa.

Permanecer sentado por horas é uma ameaça para a saúde, mas se tornou uma condição muito comum na sociedade moderna. Confira a seguir algumas medidas que ajudam a manter o corpo saudável:

• É importante levantar da cadeira a cada 1 hora, de preferência fazendo uma caminhada pelo escritório ou pela casa. O alongamento também é uma boa opção para prevenir dores e problemas de saúde relacionados à circulação sanguínea;

• Mesmo se permanecer sentado, é importante que o indivíduo faça movimentos com o corpo;

• Ao permanecer sentado, mantenha uma postura adequada na cadeira para não aumentar os riscos do sedentarismo;

• Nas horas vagas, procure praticar exercícios físicos ou atividades de lazer que permitam movimentar o corpo.

 

Isabella Moretti

Publicitária, pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais. É também empresária e CEO & Founder do ViaCarreira

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.