A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) anunciou que vai acabar com o vestibular tradicional e usar apenas o Enem para selecionar os seus alunos. A decisão foi tomada na tarde da última terça-feira (26), durante o Conselho Universitário.
Saiba mais: Vestibular UFMG 2013: edital, datas, provas
UFMG acaba com o vestibular
Ao invés de promover o concurso vestibular para distribuir as suas vagas, a UFMG usará exclusivamente o SiSu (Sistema de Seleção Unificado). O programa é uma iniciativa do Ministério da Educação e classifica os candidatos com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio.
Em seu último vestibular, finalizado no início de 2013, a UFMG adotou a nota do Enem como a primeira fase. Os candidatos aprovados tiveram que realizar as provas da segunda fase, que foram organizadas pela própria instituição.
Com a mudança no processo seletivo, a segunda fase do vestibular UFMG deixa de existir e os interessados em disputar as vagas da universidade precisam se inscrever no Sisu. Apesar da alteração nos critérios, os candidatos aos cursos de música, dança e teatro ainda são convocados para exames específicos.
De acordo com Clélio Campolina, reitor da UFMG, a decisão de substituir o vestibular da instituição pelo SiSu tem sido estudada há três anos. Ele acredita que a adoção da nota no Enem como o único critério do processo seletivo ajuda o Brasil a se aproximar do modelo de seleção dos Estados Unidos e países da Europa.
O reitor da UFMG garantiu que o fim do vestibular não afeta o sistema de cotas. Ele declarou que o SiSu faz uma seleção de candidatos extremamente democrática e garante igualdade de chances para todos.
Sobre a UFMG
A Universidade Federal de Minas Gerais é uma instituição pública de ensino superior, fundada em 1927 e que possui sua sede instalada em Belo Horizonte. A UFMG recebe muitos recursos do governo federal e também é considerada como uma das universidades que mais oferecem cursos e programas de pesquisa.
No Ranking Universitário Folha, que avalia as melhores universidades brasileiras, a UFMG aparece na segunda posição, ficando atrás apenas da USP
Substituição do vestibular pelo Enem
O MEC tem a intenção de substituir os vestibulares de todas as instituições públicas de ensino superior pelo Enem. No entanto, algumas universidades tradicionais ainda são relutantes com a ideia, como a USP e Unesp, que só discutirão a adesão ao sistema quando não houver mais problemas com as provas do Exame Nacional do Ensino Médio.
A UFMG não é a única universidade pública que acabou com o vestibular. No processo seletivo para 2013, a UFAL, UEMS, UFMS, UFMT, UFRB, UFC, Unilab, UFMA, UESC, UESPI, UFAC, UFOPA, UNIR, UFSJ, UFTM, UniRio, UFRRJ, UFRJ, UFSCar, UFABC e UENF também resolveram distribuir todas as vagas pelo SiSu/Enem.
Veja também: Entenda como o Enem é usado pelas faculdades
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.